Sophos | “As ameaças são cada vez mais complexas e mais difíceis de detectar”

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Sophos, empresa dedicada à segurança de redes e endpoint, anunciou hoje um crescimento global de 22% da facturação para um total de 770 milhões de dólares. Durante o Sophos Day, que decorreu hoje em Lisboa, a empresa anunciou um crescimento ibérico de 38%. Actualmente, em Portugal, a tecnológica conta com 2500 clientes.

“A cibersegurança será um dos temas fulcrais não só para as empresas como para toda a sociedade civil. As ameaças são cada vez mais complexas e mais difíceis de detectar por parte do end user”, afirmou  Chester Wisniewski, Principal Researcher & CTO da Sophos.

A empresa apresentou o conceito de segurança sincronizada. A partir de agora, quem utilizar tecnologia desenvolvida pela Sophos e, em particular, a  Intercept X com EDR, tomará não só controlo do seu equipamento, bem como de todo o parque informático.

O sistema sophos tem como ponto de controlo o Sophos Central que “com várias aplicações a funcionar em coordenação garantem 100% de segurança de todo o parque informático de qualquer empresa.
Entre estas soluções encontram-se firewalls, servidores, encriptação, entre outros”.

No entanto, há que ter em conta o papel do ser humano na segurança informática. “Uma das principais ameaças que temos é o nosso e-mail de onde provêm cerca de 70% a 80% dos ciberataques (ransomware/phising/vírus, entre outros). Outro aspeto que devemos ter em conta é o elevado grau de sofisticação dos atacantes com recurso a novos métodos, como a contratação de tradutores profissionais que tornam as mensagens menos ‘automáticas’ e mais ‘personalizadas’, conclui.

As empresas que integrem tecnologia Phish Threat da Sophos passarão a receber formação para que os seus colaboradores saibam quando e o que abrir para que não sejam vítimas de um ataque informático.

Os dados recolhidos pelas equipas Sophos antecipam um crescimento do phishing e da qualidade de cada ataque de ransomware em 2018. “O aumento dos níveis de sofisticação levará a que mais
utilizadores sejam vítimas de ataques de phishing. Com e-mails mais personalizados, os utilizadores serão mais facilmente induzidos a clicar em links ou abrir documentos e, com isso, o ataque informático terá lugar.”, afirma Alberto R. Rodas, Sales Engineer, Sophos Iberia.

“Por outro lado, no caso do ransomware, é expectável a redução da quantidade de ataques, no entanto, serão ataquescom um maior potencial de eficácia que se refletirá numa taxa de conversão de cerca de 50%.”, conclui.

O próximo Sophos Day realizar-se-á no Porto na primavera de 2019.