Segurança é a infra-estrutura com mais base nos dados

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Os dados estão a transformar a forma como as organizações operam as suas Tecnologias de Informação (TI). Desta forma, destaca-se no estudo IT Operations Readiness Index da Cisco, que inquiriu mais de 1500 gestores de TI do mundo (que pertencem a empresas de 500 a 50.000 colaboradores) para conhecer a sua situação na evolução das Operações de TI. 

Actualmente, os departamentos de TI dedicam cerca de 78% dos seus orçamentos a “manter o funcionamento do negócio”, restando pouco espaço para a inovação. Contudo, é possível reatribuir orçamentos para priorizar as atividades de transformação. Algumas organizações já estão a progredir no modelo de maturidade das Operações de TI.

Este modelo de quatro etapas para o amadurecimento das operações de TI – Reactivo, Proactivo, Preditivo e Preventivo – centra-se na forma como as organizações gerem os eventos. É importante que os departamentos de TI compreendam onde se encontra este modelo de maturidade de quatro etapas, e onde gostavam de estar colocados em dois anos.

As organizações com níveis mais altos de maturidade reúnem dados de mais áreas da sua infra-estrutura, realizam mais análises e apoiam-se na automatização em grande medida. Para obter capacidades “preventivas” (o nível máximo de maturidade), as organizações devem estar mais orientadas para os dados através da utilização de indicadores de dados, de forma a prever ocorrências (como interrupções) e na automatização para realizar alterações contínuas e manter um estado ideal dos seus processos.

De acordo com o relatório, 82% dos inquiridos já recolhem dados operacionais e de rendimento sobre a sua infra-estrutura de segurança, mais do que qualquer outra área de TI. A segurança é o caso de utilização mais clara para obter informação e controlo em tempo real, e o impulsionador para investir em operações com base nos dados.