Aon lança ferramenta de avaliação de risco cibernético

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Aon acaba de anunciar o lançamento do CyQu ( Aon Cyber Quotient Evaluation), uma ferramenta de avaliação de risco cibernético para empresas.

O CyQu realiza um diagnóstico à maturidade e risco das empresas para capacitá-las numa rápida avaliação do seu risco cibernético e desenvolver uma estratégia de mitigação personalizada e baseada em dados concretos.

“A ameaça de ataques cibernéticos é um dos maiores riscos que o mercado atual enfrenta”, James Trainor, senior vice presidente da Aon Cyber Solutions. “O risco pode ser estrategicamente gerido, mas apenas se for compreendido através da análise de dados e tratado de maneira holística, como um risco corporativo. O CyQu torna isso possível”.

Através de uma plataforma Web intuitiva, as empresas podem proceder a uma auto-avaliação em oito categorias principais de risco para obter uma rápida apreciação dos principais activos e maturidade cibernética. O CyQu oferece uma visão completa da resiliência cibernética e  uma mitigação prática dos riscos, desenhada para fortalecer a empresa e facilitar oportunidades de transferência do risco para proteger a organização.
“O panorama do risco cibernético tem vindo a mudar em função da aceleração da transformação digital. Entender a resiliência organizacional num ambiente dinâmico de ameaças é essencial para gerir o risco com eficácia. O CyQu capacita as empresas para enfrentar esses desafios ao permitir às empresas uma compreensão básica da sua exposição cibernética, diz James Trainor.

Aon une forças com as gigantes Apple, Cisco e Allianz

Para tornar as empresas mais resilientes ao impacto do cibercrime, a Aon já havia anunciado uma aliança estratégica com a Apple, Cisco e Allianz, visível no desenvolvimento de uma solução que combina tecnologia, serviços e seguro cibernético personalizado.
Projectada para ajudar uma ampla gama de organizações a gerir e a proteger-se melhor do risco cibernético associado a ransomwares e outras ameaças relacionadas a malwares, a solução das quatro gigantes combina os serviços de avaliação de resiliência cibernética da Aon, as tecnologias da Cisco e da Apple, e as coberturas de seguro em cibersegurança da Allianz.
Com esta nova solução, a Aon, Apple, Cisco e Allianz pretendem dar resposta às principais dimensões da protecção cibernética das empresas. A solução inclui uma avaliação de resiliência cibernética por parte de profissionais da Aon, um seguro cibernético, desde que os clientes utilizem as soluções da Cisco e produtos da Apple, e serviços de resposta a incidentes por parte das equipas de resposta da Cisco e da Aon no caso de um ataque de malware.
De acordo com dados revelados pela Aon, os crimes cibernéticos causaram cerca de 550.000 milhões de dólares em perdas globais, em 2017.