PSP coopera com campeonato do Qatar em 2022

Estado Notícias

A PSP assinou um protocolo de cooperação policial com o comité de segurança do campeonato do mundo de futebol FIFA 2022, no Qatar.

O protocolo surge no seguimento do convite lançado por aquele comité e vai ao encontro das intenções manifestadas pelas autoridades policiais qataris. Paralelamente dá continuidade aos trabalhos preparatórios que têm sido desenvolvidos com a colaboração do projecto Stadia da Interpol.

O director nacional da PSP, Luís Farinha, assinou o memorando de entendimento em Doha. O memorando de âmbito técnico formaliza as diversas modalidades de cooperação bilateral entre a Polícia de Segurança Pública e as autoridades policiais do Qatar, indica a PSP em comunicado.

Segundo a PSP, a iniciativa “visa a preparação das operações de segurança e actividades de cooperação policial internacional relacionadas com o campeonato” e materializa-se através da realização de cursos, prestação de assessoria e realização de programas de observação de policiamentos desportivos, com o objectivo de partilhar experiência e conhecimento com as autoridades do Qatar.

A assinatura do protocolo “traduz o reconhecimento internacional de que Portugal, e a PSP em particular, detém em matéria de gestão da segurança de grandes eventos desportivos de dimensão internacional, fruto da sua participação na organização de segurança de praticamente todos os campeonatos do mundo e europeus de futebol nas últimas duas décadas”.