Silva & Vinha focada na segurança

Notícias

A Silva & Vinha, empresa que actua no mercado de energia, obteve a certificação 45001 no início do ano. A empresa contou com a APCER para o processo de certificação.

O processo de certificação da empresa arrancou em 1999, tendo na altura encetado uma parceria com a APCER. Inicialmente obteve a certificação do Sistema de Gestão de Qualidade de acordo com a NP EN ISO 9001. Já em 2009 certifica o Sistema de Gestão Ambiental pela ISSO 14001 e o Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho pela OHSAS 18001.

Segundo a APCER, nos anos seguintes, a empresa “desenvolveu a sua cultura de gestão, nas vertentes de qualidade, ambiente e segurança (…)”.

O crescimento e participação em projectos internacionais mostraram evidências da necessidade de implementação de uma nova cultura de segurança. Nesse sentido, a empresa criou um programa dedicado aos trabalhadores e à empresa. O IRIS, assim denominado, tem como definição a Intervenção para a Responsabilização e Interiorização da Segurança.

No último ano, a Silva & Vinha decidiu ir mais longe e deu início ao processo de implementação da norma holandesa – Safety Culture Ladder – uma certificação vocacionada para a cultura de segurança, num processo concluído durante este ano.

Segundo a APCER, “conscientes desta nova forma de interiorizar e concretizar a segurança, a empresa e o seu maior activo – os colaboradores – embarcaram no desafio de, em menos de dois meses” implementar a nova norma 45001.

Esta nova norma “permite um maior conhecimento dos riscos e a gestão dos mesmos, melhorando os processos de comunicação e assegurando que os colaboradores assumem um papel activo nas questões da saúde e segurança, o que vai totalmente ao encontro do que se pretende com a Safety Culture Ladder”, aponta.

Como sublinha Carla Alves, administradora e directora QAS da Silva & Vinha à APCER, “o facto de a estrutura da ISO 450001 ser em tudo semelhante à ISO 9001 e 14001 permitiu com maior facilidade a integração dos sistemas e o alinhamento à estratégia da empresa”. Durante este processo, “o mais difícil foi conseguir trocar ideias e experiências com outras realidades no curto espaço de tempo” planeado para a migração.

A empresa surgiu em 1982 e dedica-se essencialmente à construção de linhas eléctricas de distribuição e transporte de energia.