CE apoia plataforma de Inteligência Artificial

Cibersegurança Notícias

A Comissão Europeia (CE) vai apoiar, ao longo dos próximos três anos, o desenvolvimento de uma plataforma de cooperação em Inteligência Artificial (IA). O projecto AI4EU, assim denominado, é liderado pela francesa Thales e contará com o apoio de 20 milhões de euros. Ao todo estão envolvidos 79 parceiros de 21 países, inclusive Portugal.

O acordo entre a CE e os parceiros foi assinado a 12 de Dezembro. Oito projectos piloto de IA irão demonstrar o valor da plataforma IA como uma ferramenta de inovação tecnológica e focam áreas como os cidadãos, robótica, indústria, saúde, media, IoT, cibersegurança e agricultura. Os pilotos e a investigação irão mostrar como a AI4EU pode estimular a inovação tecnológica e descobertas.

Além disso, será criado o Observátorio de Ética da AI4EU o qual será encarregue de garantir o respeito dos valores centrados no ser humano. A sua sustentabilidade será garantida por via da criação da Fundação AI4EU. Os resultados irão permitir uma nova e abrangente agenda de inovação estratégica para a investigação na Europa.

Dos 20 milhões de euros, três milhões destinam-se ao apoio financeiro a terceiros para financiamento de projectos promissores, explorando recursos e serviços oferecidos pela plataforma no sentido de promover a transferência de tecnologia de soluções baseadas em IA.

Do lado português, importa salientar a participação do Instituto de Sistemas e Robótica do Técnico, Lisboa.

A plataforma está acessível em www.ai4eu.org