IKEA Mar Shopping aposta em conceito integrado de segurança da Bosch

Notícias Segurança Física

O Ikea Mar Shopping, no Algarve, conta com 210 lojas de retalho e um outlet, distribuídas por mais de 100.000m2 de área bruta, dos quais 36.600m2 pertencem à loja IKEA. A dimensão do espaço e o número de pessoas que nele trabalham e frequentam levaram a empresa a implementar medidas de segurança que, em caso de emergência, podem ser accionadas rapidamente e de forma precisa. A escolha recaiu sobre uma solução de segurança inteligente e conectada da Bosch Building Technologies.

A Bosch  teve em consideração factores de segurança e custo. Neste sentido, dentro do sistema implementado, todas as informações relevantes de segurança e funções de gestão do edifício são agrupadas numa plataforma central. “O nosso cliente queria uma solução totalmente integrada cujos sistemas pudessem ser controlados através de um único sistema de gestão”, explica Luis Gomes, Bosch Building Technologies Sales Manager Iberia .

Os sistemas em rede que comunicam entre si precisam de oferecer medidas rápidas e precisas em situações de emergência. A IKEA solicitou um meio através do qual pudesse agendar a chamada do pessoal de segurança de forma mais eficiente, além de sistemas intuitivos para operar e sistemas estruturados para facilitar o seu trabalho.

RECEBA ESTAS E OUTRAS NOTÍCIAS COMODAMENTE NO SEU EMAIL TODAS AS SEMANAS. REGISTE-SE NA NOSSA NEWSLLETTER

Juntamente com o cliente e parceiros, a Bosch “criou uma solução que consiste num sistema de vídeo e endereço público, um sistema de detecção de incêndio e intrusão e controlo de acesso no espaço de dois anos”. Inclui 1.100 alto-falantes inseridos no tecto e 390 câmaras de vídeo. O shopping está equipado com um total de 4.000 detectores de incêndio e 520 sensores para alertas de invasão e controles de acesso.

Para a Bosch a vantagem deste sistema reside no facto de não necessitar de existir pessoal treinado para vários sistemas, isto porque contempla um sistema único. Além disso, foi projectado para que um único operador possa acompanhar todo o sistema.

O software Bosch Intelligent Video Analytics, instalado em cada câmara, processa os dados da imagem em tempo real e reconhece actividades suspeitas por meio de um algoritmo. Sempre que houver perigo, poderá disponibilizar todas as informações para a equipa que precisar, o mais rápido possível, para que esta inicie as medidas apropriadas. Para uma pessoa, “é praticamente impossível manter continuamente uma visão geral das imagens fornecidas por 390 câmaras”, aponta o responsável.

“O Intelligent Video Analytics e a solução completa facilitam significativamente o trabalho diário do pessoal de segurança”, diz Luís Gomes. “Ao mesmo tempo, o cliente tem custos mais baixos e pode sentir-se seguro”.