Hospitais CUF implementam sistema de segurança da Siemens

Notícias Segurança Física

A Siemens, através da divisão de building technologies, foi seleccionada para equipar cinco novos hospitais do grupo José de Mello Saúde.

Entre os edifícios contemplados neste projecto contam-se os hospitais CUF Tejo, Sintra, Torres Vedras, Santarém e o novo Hospital CUF Descobertas.

Estas unidades vão receber o sistema Desigo CC, a mais recente plataforma multidisciplinar de gestão de edifícios da Siemens, que integra sistemas de automação e AVAC, controlo da iluminação, eficiência energética e soluções de protecção e detecção de incêndios dos edifícios.

Luís Mourato, director geral da Building Technologies da Siemens Portugal, sublinha que “com as nossas pessoas, referências, experiência e conhecimento técnico queremos ajudar a criar os espaços ideais”, acrescentando que “neste âmbito vamos continuar a apoiar a José de Mello Saúde com as mais modernas soluções de gestão de edifícios para que os hospitais do grupo proporcionem o conforto, segurança e eficiência que os seus utentes exigem”.

Este projecto irá permitir controlar e manter as infra-estruturas e apoiar a implementação de medidas de eficiência energética e de redução de emissões.

No novo Hospital CUF Tejo, em construção em Alcântara, em Lisboa, destaca-se a instalação de um dos sistemas de segurança e protecção de incêndios, os quais, segundo a empresa, são os “mais inovadores do mercado”.

No âmbito deste projecto, a Siemens irá fornecer um sistema de gestão técnica com 30.000 pontos e um sistema de controlo automático de salas com mais de 1000 controladores. O empreendimento inclui ainda a instalação de painéis de detecção de incêndio Sinteso e de mais de 2500 dispositivos de detecção de gás e de controlo de acessos. Todos estes equipamentos serão integrados nos sistemas SiPASS e Siveillance e controlados pela plataforma Desigo CC.

“Todas as soluções Siemens para a gestão de edifícios são soluções integradas e geridas em sistemas que podem ser monitorizados à distância e que proporcionam um output regular de dados para uma efetiva manutenção e gestão, incluindo o sistema de gestão de energia Navigator, que permite analisar os dados decorrentes da performance energética do edifício”, refere a empresa.

Importa referir que a Siemens estabeleceu uma parceria com a José de Mello Saúde destinada a assegurar a conservação e manutenção das instalações e sistemas nos cinco hospitais durante 10 anos, “o que permite que as soluções implementadas se encontrem permanentemente atualizadas, durante todo o seu ciclo de vida”.