Paulo Lima: “É um sector ainda muito desregulado, nomeadamente no que concerne aos preços praticados”

Conteúdo Premium Entrevistas Notícias Segurança Privada

Paulo Lima, CEO da PowerShield,  destaca as grandes preocupações do sector da segurança privada em Portugal e as grandes tendências desta área.

Security Magazine – Quais são as grandes preocupações e desafios que a segurança privada, ao nível do segmento B2B, enfrenta atualmente?

Paulo Lima – Na nossa opinião, este é um sector ainda muito desregulado, nomeadamente no que concerne aos preços praticados e às “engenharias financeiras” utilizadas para a prática desses mesmos valores. Profícuo seria a coresponsabilização desses clientes com os valores praticados, isto é, todos somos conhecedores das regras legais e de mercado. Assim, e no que concerne às regras legais, todos sabemos qual a percentagem a aplicar pela Segurança Social, valor de salário, subsídio de férias, férias, subsídio de natal, seguro de acidentes de trabalho, medicina no trabalho e seguro de responsabilidade civil. Partindo desta premissa, como é possível existir a prática de preços abaixo deste valor? Esta prática só é possível porque a fiscalização não existe e os clientes alegam que não entidade fiscalizadora. Esta prática corrente (infelizmente) cria várias situações nefastas para esta actividade, entenda-se Segurança Privada. A criação incessante de empresas de vigilância e uma degradação constante nas margens das empresas a atuar neste mercado. São factos do conhecimento público que a maioria das empresas apresenta resultados negativos ano após ano, até aquelas que à partida pensamos serem empresas saudáveis.

Pois e salvo melhor opinião, este é o tema principal a ser resolvido. Traria uma regulação ao sector e por consequência uma melhor prestação dos serviços.

Paulo Lima, CEO

Como considera que tem evoluído o mercado da segurança privada em Portugal e o que identifica como as grandes tendências nesta área?

O mercado da segurança em Portugal é muito abrangente. Já no que concerne à Segurança Privada per si, isto é, vigilância humana e electrónica, não vejo qualquer evolução, é um mercado quase estanque, presume-se que valha qualquer coisa como 700M€/ano e no qual actualmente três empresas detêm mais de um terço desse mesmo mercado.

Existem, porém, alguns nichos de mercado que têm vindo a crescer como a segurança informática, a cibersegurança, isto é, a utilização de meios tecnológicos para efetuar a vigilância, como por exemplo a utilização de drones.

Quais são soluções e grandes apostas atuais da Powershield no mercado nacional?

A PowerShield para o próximo triénio quer consolidar a posição que logrou obter em quatro anos de existência, pretendemos um crescimento orgânico e sobretudo sustentável, o que nos faz apostar essencialmente nos nossos clientes, cimentando relações por forma a podermos concretizar as expetativas dos mesmos para com a PowerShield.

Como correu o ano de 2018 e qual será o foco e previsões para 2019?

2018 foi para a PowerShield mais um excelente ano, crescemos outra vez e de forma consecutiva um quarto da faturação, se comparado 2017 com 2018. Não podíamos ter tido um melhor desempenho.

Quanto a 2019, como acima respondido, é para nós um ano de consolidação, será o nosso quinto ano e queremos, sentimos a necessidade de consolidar o trabalho realizado até então. Não descuramos o crescimento, mas tem esse crescimento de ser sustentável, assim continuaremos com a nossa política de não concorrer aos chamados concursos públicos mas, acima de tudo continuar, a apostar na formação do nosso pessoal e na prestação de serviços de segurança privada de excelência com preços competitivos mas assertivos.

Este ano (2019) e 2020 serão anos de actualização salarial massiva, o que, espero, volte a trazer a este setor melhores profissionais e a vontade de realizar carreira profissional na vigilância. Serão anos de enorme desafio para as empresas em virtude destas actualização.