Setúbal organiza iniciativa ligada à segurança e protecção civil

Estado Notícias

A Câmara Municipal de Setúbal está a organizar um conjunto de iniciativas focadas na segurança e protecção civil que arranca hoje e termina a 1 de Março.

O primeiro dia da iniciativa tem como tema “Setúbal Resiliência+, Os dias das segurança” e arranca às 9h, coincidindo com as comemorações do 233º aniversãrop da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal.

Posteriormente são apresentadas as várias valências operacionais do CBSS com demonstrações dos contentores de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas e da Viatura de Intervenção Química, assim como uma mostra do Grupo de Intervenção em Meio Aquático.

Nota ainda para a apresentação de uma nova viatura da companhia – uma ambulância homologada pelo INEM que passa a apoiar a equipa de socorro dos bombeiros sapadores.

Na sexta-feira decorre o seminário “Voluntariado em Protecção Civil”, na Casa da Baía. Já no sábado tem lugar o primeiro encontro das unidades locais de protecção civil do concelho de Setúbal, no qual serão abordadas questões relacionadas com o equadramento legal destas unidades. Durante a tarde, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal faz uma demonstração da capacidade técnica operacional de intervenção em acidente grave ou catástrofe. O domingo prevê a inciativa Quarteis Abertos.

Na segunda-feira é abordada a relação entre o turismo e a segurança. Na terça o foco é para a perspectiva ambiental da segurança.

Na quarta-feira, a Câmara Municipal de Setúbal desafia os profissionais da comunicação social a participar na iniciativa “Bombeiro por um dia”, que contempla actividades de caráter formativo sobre o que é ser bombeiro e o que são a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal e os Bombeiros Voluntários de Setúbal. No dia seguinte a Casa da Baía recebe, a partir das 9h00, o seminário “Memórias do Sismo de 1969”.

A 1 de Março, Dia Internacional da Proteção Civil, a mostra passa para o centro comercial Alegro, com inauguração às 17h00, a qual pode ser visitada até 26 de Abril. O Dia Internacional da Proteção Civil é também assinalado com a realização de simulacros e exercícios em escolas e edifícios municipais e uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil com simulacro de comunicações.