NEC anuncia tecnologia de re-identificação de pessoas

Física Notícias

A NEC Corporation anunciou o desenvolvimento de uma “Tecnologia de Re-identificação de Pessoas” que é capaz de efectuar o reconhecimento de pessoas a partir de imagens em que as figuras estão parcialmente escondidas das câmaras, mesmo quando a imagem for tirada de trás ou de lado.

Esta tecnologia analisa toda a aparência da imagem fotográfica de uma pessoa, como as suas roupas e o formato do corpo, para determinar se estas correspondem a outras imagens de pessoas. Utilizando as tecnologias de análise de imagem e aprendizagem profunda que desenvolveu através da sua investigação em Reconhecimento Facial e outras tecnologias, a NEC conseguiu desenvolver esta tecnologia de alta precisão que não depende apenas de imagens faciais.

Segundo a NEC, “em muitos casos, a Tecnologia de Reconhecimento Facial, por si só, pode não ser suficiente para identificar uma pessoa cujo rosto está parcialmente oculto. Tradicionalmente, quando uma pessoa é identificada utilizando Tecnologia de Reconhecimento Facial, a aparência dessa pessoa pode então ser recolhida a partir de imagens tiradas por múltiplas câmaras. No entanto, quando há muitas pessoas e objetos numa área, como cadeiras e balcões, as pessoas que aparecem em imagens dessas áreas podem não ser totalmente visíveis, o que dificulta a sua identificação”.

Esta tecnologia permite que uma ampla gama de pessoas seja reconhecida, mesmo em locais onde existem muitas pessoas ou obstruções visuais que impedem que o rosto ou o corpo de uma pessoa seja totalmente visível.

As potenciais aplicações desta tecnologia incluem suporte à segurança de instalações de grande dimensão com muitas pessoas ou áreas visualmente bloqueadas, bem como assistência na busca por crianças perdidas