Segurex 2019 arranca para a semana em Lisboa

Notícias

Realiza-se de 8 a 11 de Maio, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, em simultâneo com a Tektónica, a 18ª edição do Segurex, evento de segurança, protecção e defesa  que evidenciará as áreas da segurança no trabalho e combate a incêndios (pavilhão 3), segurança electrónica e resgate e salvamento (pavilhão 4). Com um crescimento de cerca de 75% da área ocupada, reúne cerca de 150 empresas e entidades.

O evento bienal regressa com muitas novidades e eventos que irão marcar a agenda dos profissionais. Desde logo a realização nos dias 8, 9 e 10 de Maio, do I Congresso Internacional de Segurança Integrada, Estratégias para o séc. XXI, numa organização conjunta do ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências, do ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, da ESTeSL – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e da Revista Segurança, onde serão abordados temas relacionados com a segurança no trabalho, segurança e Protecção civil, cibersegurança, segurança alimentar, segurança, urbanismo e transportes e segurança e turismo, com painéis distintos nos três dias, estando todos estes sub-sectores representados no evento, através de entidades e empresas.

Este Congresso conta com a participação de oradores nacionais e internacionais, onde se destaca Peter Muller, Coordenador Principal do Gabinete de Coordenação e Avaliação de Desastres das Nações Unidas (UNDAC), que abordará a temática “Mecanismos de Coordenação das Nações Unidas para Emergências e a Resposta a Desastres Ambientais”, Adrian Belmonte, especialista em segurança de redes e informações na ENISA (Agência da União Europeia para Segurança de Redes e Informação), a debater sobre “Exercícios e Desafios: Actividades para potenciar a segurança em resposta às ameaças da Internet”, no painel sobre Cibersegurança e ainda a participação de oradores nacionais especializados em segurança e engenharia informática e com experiência na Marinha, PSP, entre outros.

No dia 9 de Maio, destaca-se igualmente a acção de sensibilização de ciber-higiene promovida em parceria com o Centro Nacional de Cibersegurança e que visa sensibilizar para as boas práticas de cibersegurança.

Da programação geral destaca-se também, o curso de suporte básico de vida com Desfibrilhação Automática Externa, pela Escola Nacional de Bombeiros, as palestras do SEPNA e apresentação do programa idosos em segurança e residência segura pela GNR, a palestra sobre os 150 Anos de história da PSP e ainda a palestra sobre a importância do apoio psicossocial aos operacionais para o êxito das missões, pela ANPC, Sistemas de alerta e avisos às populações, pela NAUTA, entre outros.

Já no espaço exterior entre pavilhões será possível assistir a demonstrações do Grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR e ao rebentamento de bolas extintoras, pela Record Reference. Toda a programação pode ser consultada em www.segurex.fil.pt – Eventos 2019.

Clube de Compradores Segurex, desenvolvido também pela primeira vez neste Salão, é um espaço dedicado ao networking, troca de contactos e realização de negócios B2B entre as empresas participantes e os potenciais compradores.

Já desde a primeira edição que o Segurex valoriza a Inovação e como tal aposta continuamente no Espaço Inovação. Entre os produtos inovadores a concurso está o Eco Camião, o primeiro veículo de combate a incêndios no mundo totalmente eléctrico e não tripulado, alarmes de última geração, barreiras de segurança anti veículos que são capazes de parar veículos até 7,5 toneladas, sinalização iluminada de segurança personalizada e ajustada com informações ao minuto em caso de situação de emergência, softwares de gestão integrada de saúde e segurança para as empresas, novas luvas de protecção com material ultra resistente, instrumentos que permitem detectar fugas de gás através de wireless, protectores térmicos de pneus e abrigos colectivos à prova de chamas para situações de combate a incêndios, balões de iluminação de alto rendimento para utilização em ambientes hostis, um equipamento de CPR cujas compressões são contínuas e ainda um protótipo de um comboio movimentado através de levitação magnética, uma tecnologia já existente em países como a China e o Japão.

O evento decorre de 8 a 11 de Maio, das 10h às 19h. Os valores para prifissionais registados são de 12 euros.

A Security Magazine junta-se ao evento como media partner.