Cascade’19 testa todos os cenários em Portugal

Estado Notícias

Arrancou ontem o Cascade’19 o exercício europeu de protecção civil. Ao todo são mais de 60 cenários que colocarão à prova as equipas e profissionais no terreno de 28 de Maio a 1 de Junho. A organização está a cargo da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), em colaboração com a Direcção-Geral da Autoridade Marítima, sendo co-financiado pela Comissão Europeia no quadro do Mecanismo de Protecção Civil da União Europeia.
No exercício participam equipas de Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Croácia, num total de mais de 3000 participantes.
O objectivo é testar e treinar a resposta a situações de emergência múltiplas que possam ocorrer em cascata – sismos, cheias, acidentes químicos, ruptura de barragens e poluição marítima – em território nacional. Trata-se de um LIVEX – um live exercise, com mais de 60 cenários distintos a acontecer nos distritos de Lisboa, Aveiro, Évora e Setúbal.
O cenário escolhido assenta numa abordagem multirriscos a partir da qual se desenvolvem diferentes ocorrências que permitirão a intervenção no terreno de diferentes equipas, com valências e capacidades distintas.
Neste sentido, e com o apoio do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foi desenvolvida a ocorrência de um episódio de condições meteorológicas adversas que impacta sobretudo o distrito de Aveiro, com consequências graves ao nível do edificado, infraestruturas públicas e industriais e ainda numa barragem; ocorrência de um evento sísmico a Sul do país, com impacto nos distritos de Lisboa, Setúbal e Évora, com consequências no edificado, e infra-estruturas críticas.
O exercício CASCADE’19 apresenta uma significativa componente ao nível da poluição do mar, sobretudo nos distritos de Aveiro e Setúbal. Sendo gerida directamente pela DGAM, estes cenários específicos envolvem o Cenário 1 (Setúbal): Acidente industrial que resulta no derrame para a água de 400 M3 de HC Tipo II; Cenário 2 (Aveiro): Colisão no cais 26 do Porto de Aveiro, de um navio tanque que resulta no derrame para a água de 60 M3 de fuelóleo.
Participam de forma direta no exercício os municípios de Aveiro: Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Ílhavo e Sever do Vouga, Lisboa: Alenquer, Amadora, Cascais, Lisboa, Odivelas e Sintra; Setúbal: Almada, Barreiro, Seixal, Sesimbra e Setúbal; Évora: Arraiolos, Vendas Novas, Évora, Montemor-o-Novo, Viana do Alentejo e Reguengos de Monsaraz
Os diferentes cenários para intervenção operacional serão classificados em três níveis, em função da sua complexidade e da tipologia de equipas que serão envolvidas: Nível I – Cenário de complexidade reduzida, onde se estima actuarem equipas de nível local e distrital; Nível II – Cenário de complexidade média, onde se estima actuarem equipas de nível local, distrital e dos distritos de apoio; Nível III – Cenário de complexidade elevada, onde se estima actuarem equipas de nível local, distrital, nacional e europeu.
Veja aqui os cenários nível III: https://cascade2019.pt/cenarios/