Konica Minolta apresentou o escritório do futuro em Lisboa

Notícias

O Workplace Hub conecta pessoas, espaços e dispositivos e pretende simplificar a complexidade tecnológica das PMEs. Esta é a proposta que a Konica Minolta apresentou ontem em Lisboa a mais de 100 profissionais da área.
O equipamento compacto está sustentado na utilização da Internet of Things e na Inteligência Artificial e ganha relevância ao nível da gestão de empresas em termos de optimização de processos, redução de custos, aumento de produtividade e qualidade do trabalho.
Segundo um estudo desenvolvido pela empresa, as PME enfrentam seis grandes desafios críticos – a disponibilidade dos sistemas, problemas de administração dos sistemas de TI, desactualização do software, problemas com acesso à internet, falhas de segurança e questões relacionadas com a disponibilidade dos servidores.
Neste cenário, a empresa apostou no desenvolvimento do Workplace Hub, uma infra-estrtura tecnológica que permite ter tudo o que é necessário para as empresas terem um escritório 100% conectado e inteligente em pouco mais de 1m2.
Ao nível dos recursos humanso, este escritório permite às empresas optimizarem os processos de comunicação, fluxos de informação e trabalho colaborativo, “maximizando o potencial e o desempenho dos colaboradores em tarefas que, de facto, necessitam de ser humanizadas”.
O equipamento conta com um painel de utilizador composto por ferramentas de produtividade empresarial inteligentes e permite a partilha de ficheiros, impressora multifuncional, suite colaborativa, recursos inteligentes e integração de outras apps. Em termos de infraestrutura de IT o equipamento permite realizar o armazenamento de dados, conta com um servidor Hewlett Packard Enterprise e pontos de acesso WIFI. Está equipado com uma fonte de alimentação ininterrupta e foi concebido para evoluir continuamente à medida das actualizações do sistema. A empresa salienta que o equipamento conta com protecção de dados e sistemas contra ataques maliciosos da Sophos.