CDAYS leva especialistas em cibersegurança até ao Porto

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A edição deste ano da conferência anual CDAYS realiza-se a 26 e 27 de Junho, na Alfândega do Porto, numa organização do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). Dois dias intensos que contam com a participação de renomados especialistas nacionais e internacionais em matéria de cibersegurança.

Entre as temáticas abordadas ao longo do primeiro dia, destaque para as apresentações sobre “Behavioral aspects of security”, “Cidades Inteligentes Seguras”, “Cadeia de fornecimento E2E” e a “Mitigação de ameaças em redes residenciais”.
Henrique Martins, dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, apresenta a “Academia SPMS: Formação Segura”. “A confiança digital para serviços energéticos” é a temática abordada por Paulo Moniz, da EDP. Foco ainda para a apresentação de Isabel Praça, do ISEP, com a sessão sobre a Cyberfactory, oportunidades e ameaças da fábrica do futuro.
Ao longo do primeiro dia há espaço ainda para as sessões técnicas, com destaque para a introdução ao Software Defined Radio (SDR) por José Moreira, e a sessão “OSSEC 101” com Lúcio Guerra.
O segundo dia é marcado por uma estreita abordagem às PME, onde se destacam as apresentações sobre “Easy standards for trusted security”, com Gerben Klein Baltik, e sobre “A cibersegurança e as PME – desafios e práticas empresariais”, com José Vale, do IAPMEI. Espaço também para o tema da “Cibersegurança e as empresas” e a “Resposta a incidentes – PME”. Ao longo do dia, destaque para a temática da “Capacitação Nacional em Cibersegurança”, bem como dos “Cenários de ameaças”, as “Ferramentas e instrumentos web” e o “Grupo de Trabalho para cibersegurança”.
Os participantes têm ainda a oportunidade de discutir a questão da qualificação – especialização e investigação em cibersegurança, bem como a temática do centro de competências em cibersegurança, as políticas de gestão de vulnerabilidades. Também em discussão está o tema sobre os quadros de referência em cibersegurança, as sociedades desinformadas, assim como a importância de um observatório de cibersegurança e os modelos colaborativos.
Ao longo dos dois dias decorrem ainda sessões técnicas e de parceiros, assim como a Reunião de AG da Rede nacional de CSIRT e do grupo de trabalho para cibersegurança, cujo acesso é reservado a membros.
Clara Guerra, Gerben Klein Baltink, Henrique Martins, Isabel Praça, Jens Grossklags, Jorge Pinto, José Moreira, José Vale, Lorenzo Martinez Rodríguez, Lúcio Guerra, Luis Barreira de Sousa, Luís Filipe Antunes, Nuno Perry, Paulo Moniz e Pedro Ferreira são os 15 primeiros oradores confirmados.
Os interessados em conhecer detalhadamente os oradores e programa do evento devem visitar o site do CDays em www.c-days.cncs.pt. A participação no evento é gratuita e requer inscrição prévia.
O CDAYS 2019 tem como parceiros a HP, Panda, Redshift, Kaspersky, Multicert, S21Sec, TEK Privacy, Warpcom Cisco, Adyta, Apcer, Dognaedis, EDP, Everys, Integrity, IP Telecom, .PT, PT Empresas, Trust Data Privacy, Visionware e Globaleda. A Security Magazine junta-se ao evento como media partner.