Millennials portugueses sentem-se obrigados a apoiar familiares

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A tecnologia transformou a forma como vivemos as nossas vidas. E, com ela cresceram os jovens millennials que se tornaram uns autênticos peritos ao nível da tecnologia, bem como professores gratuitos junto dos familiares menos informados sobre estes temas. A nova campanha da Kaspersky revela que 52% dos millennials portugueses sentem-se obrigados a dar apoio ao nível da tecnologia aos seus familiares, enquanto 13% admite evitá-los quando sabe que vão querer este tipo de ajuda.

“Podes só… arranjar-me o telemóvel?” ou “Podes só… arranjar o router da internet?” são alguns dos pedidos com que estes jovens são confrontados todos os dias. Estas situações, recorrentes, levaram a que cerca de um em cada sete millennials portugueses estejam preocupados com a possibilidade dos seus pais serem enganados online quando eles próprios não estão por perto para ajudar. Assistimos a uma inversão dos papéis, e se antigamente eram os pais a advertir os filhos dos riscos que poderiam correr na rua, agora, são os filhos que alertam os pais para as ameaças que podem enfrentar enquanto navegam online.

“Mesmo que as gerações mais velhas queiram proteger-se a si próprias sem contar com ajudas externas, os conhecimentos necessários para tal proteção, não existem. Isto acontece, em primeiro lugar, porque os temas ligados à tecnologia não lhes são familiares e depois porque com o elevado número de comentários negativos que veem sobre o tema, faz com que queiram alguém em quem possam confiar. É por isso que as frases começadas por “Podes só…” começaram a ser tão ouvidas em todo o lado. Ainda que muitos destes jovens millennials considerem frustrante esta quantidade de pedidos, a maioria acaba por se sentir na obrigação de continuar a dar este tipo de apoio. Contudo, é necessário que seja encontrada uma solução a longo-prazo,” explica Alfonso Ramirez, director-geral da Kaspersky Ibéria.