Renfe reforça segurança

Notícias Transportes

A Renfe Operadora, principal operadora ferroviária espanhola, detectou nas estações de Arenys de Mar, Barcelona, casos de vandalismo, relacionados com grafitis em comboios, situação que levou a empresa a gastar 16 milhões de euros na sua eliminação em 2018.

Com o objectivo de por fim a este problema e evitar novos casos, a empresa implementou um dispositivo de segurança perimetral da Davantis. O objectivo passou por actuar de forma rápida em qualquer incidência.

Em termos tecnológicos, a empresa utilizou o equipamento Deview LR de quatro canais, onde são conectadas as câmaras que circundam o perimetro de toda a estação ferroviária. Foram instaladas quatro câmaras térmicas para cobrir as zonas mais largas e, para os acessos perpendiculares de ambos os lados da estação, directamente a partir das vias, a empresa optou por utilizar câmaras visíveis uma vez que o raio de detecção era muito mais reduzido.

De forma a agilizar a verificação dos alarmes, foi instalado no centro de controlo o software de controlo de alarmes Daview AMS, de forma a ser possível melhorar o tempo de resposta a qualquuer incidência, concedendo uma actuação coordenada com vigilância física da própria instalação.
O Daview AMS é um servidor que actua como um receptor convencional e permite um controlo total das instalações, assim como a integração com os principais softwares de gestão de alarmes.

David López, project manager da Renfe, salienta que “o sistema de video análise permite dar um valor acrescentado relativamente ao CCTV tradicional permitindo implementar um sistema de detecção antecipada, o qual aumenta os níveis de segurança em relação aos nossos activos em situações complexas”.