VDS decorre em Outubro em Leiria

Notícias Saúde Segurança no Trabalho

O IX congresso internacional Vertentes e Desafios da Segurança (VDS) decorre de 24 a 26 de Outubro, em Leiria. A iniciativa, focada na formação, informação, estudo e debate sobre segurança, higiene e saúde no trabalho, conta com mais de 400 inscritos.

O programa inclui, na tarde do dia 25, a assinatura de dois protocolos de colaboração entre a Associação Vertentes e Desafios da Segurança (ASVDS), entidade organizadora do VDS, e a Asociación Española de Prevención en el Ámbito Policial (AEPREPOL) e o Instituto de Segurança e Saúde Ocupacional (ISSO), de Cabo Verde. De formato teórico-prático e de âmbito internacional, o IX VDS conta com a parceria da Câmara Municipal de Leiria, entre vários outros apoios, patrocínios e colaborações de diversas entidades e empresas. A última edição, em Outubro de 2018, teve o maior número de participantes de sempre, num total de 683, de seis diferentes países.

O primeiro e último dia do VDS 2019 são dedicados à realização de Mini-Cursos de formação, de 4h, 8h e 16h de duração, em áreas tão diversas como, entre outras, amianto, acidentes de trabalho, agentes biológicos, consignação de equipamentos, espaços confinados, inteligência emocional aplicada à segurança e saúde no trabalho, ruído laboral, coordenação de segurança em obra, primeiros-socorros e suporte básico de vida, coaching e motivação – Estratégia para os Técnicos de Segurança, factores humanos na SST.

A 25 de Outubro, na Galeria de Eventos do Estádio Municipal, têm lugar a sessão oficial de abertura, vários painéis temáticos, que já podem ser consultados na página do evento.