Procura de serviços de SST em Portugal aumenta

Notícias Saúde Segurança no Trabalho

A procura de serviços de segurança e saúde no trabalho (SST) mantém a tendência de crescimento constante dos últimos anos. Em 2018, o valor do mercado em Portugal alcançou os 192 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 4,3% face ao ano anterior, indica um recente estudo da DBK.

Recorde-se que entre 2015 e 2017 este mercado registou aumentos anuais de 5% a 6%.

Os serviços de segurança no trabalho geraram uma facturação de 88 milhões de euros em 2018, o que corresponde a um crescimento de 4,8% face a 2017. Já os serviços de saúde laboral alcançaram os 104 milhões de euros, mais 4% que em 2017.

Em Portugal, segundo o estudo, existem cerca de 600 empresas autorizadas para prestar serviços externos de segurança e saúde no trabalho, sendo que 40% destas têm autorização para trabalhar em ambos os mercados.

O estudo aponta que as cinco primeiras empresas analisadas reuniram no último ano uma quota conjunta de mercado de 15%. Já as 10 primeiras e maiores empresas comportam 25% do volume total de facturação.

O estudo conta com a colaboração da Acção Contínua, Ecosaúde, K-med, XXI Safemode, Atlanticare, Esumédica, Medempresa, Sagies, Centralmed, GO Engenhariasm MedialCare, Securilabor, Centro-K, GS-24, MedicisForma, SGS, CMP, HPA, Medilogics, Soerad, CNM, Interprev, Medimarco, UCS, Ecco-Salva, Kmed Europa, PreCur, VivaMais, PRETRAB e Workview