Está aí a tecnologia para combater riscos de drones espiões

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Kaspersky, empresa global de cibersegurança, acaba de lançar uma solução para ajudar empresas e donos de propriedades a se defenderem de invasões não-autorizadas por drones civis. A solução Kaspersky Antidrone automaticamente identifica e impede que aeronaves não tripuladas entrem em áreas restritas por meio de uma combinação de sensores que incluem uma nova varredura a laser e tecnologias de machine learning, tudo isso para não danificar os dispositivos.

O software Kaspersky Antidrone coordena o trabalho de vários hardwares fornecidos por empresas parceiras e distingue os drones de outros objectos. O módulo de detecção principal procura por drones usando câmaras de vídeo combinadas com sensores de radar, LIDAR (tecnologia óptica de detecção remota que mede propriedades da luz) e áudio – dependendo das necessidades e do ambiente dos clientes. O uso de um scanner a laser para determinar a posição do drone “é exclusivo da solução da Kaspersky e inédito no mercado”.

Quando um objecto em movimento é detectado no céu, as suas coordenadas são transmitidas para um servidor dedicado, que as envia para uma unidade especial. De acordo com os dados do módulo de detecção principal, esta unidade  posiciona-se na direcção do objecto, rastreia-o e, então, a câmara aproxima por zoom. Ao mesmo tempo, uma rede neural, treinada para identificar drones entre outros itens em movimento, analisa o objecto no vídeo.

Se ele for identificado como um drone, o servidor envia o comando ao módulo dedicado para bloquear a comunicação entre o dispositivo e seu controlador. Como resultado, o drone voa de volta para o local de onde descolou ou aterra lentamente na área em que perdeu o sinal com o controlador. Isso significa que o dispositivo não será danificado, pois não há contacto físico ou ataque contra o drone.