Lançado conceito para as futuras ajudas defensivas do Typhoon

Estado Notícias

O consórcio EuroDASS (integrado pela Leonardo, Elettronica, Indra e Hensoldt), que proporciona o subsistema de ajuda defensiva (DASS) Praetorian para o Eurofighter Typhoon lançou um conceito para o futuro da DASS denominado Praetorian Evolution.

O lançamento ocorreu na conferência de utilizadores do EuroDASS Future Capability, na qual participaram figuras militares e da indústria do Reino Unido, Itália, Alemanha e Espanha.

O DASS Praetorian existente equipa o Typhoon com protecção contra ameaças, incluindo mísseis infra-vermelhos (IR ou de busca de calor) e guiados por radar. Sensores integrados e equipamentos de interferência também fornecem consciência situacional e capacidade de furtividade digital, alcançada através de técnicas avançadas de guerra electrónica. O sistema protege equipas há mais de 20 anos, inclusive em operações de manutenção da paz na Líbia e na Síria.

No entanto, a posição tradicional de domínio aéreo do Typhoon pode enfrentar ameaças no futuro, devido à natureza em rápida evolução das ameaças aéreas e de superfície, como os Sistemas Integrados de Defesa Aérea (IADS). A evolução pretoriana é o roteiro proposto para garantir que o Typhoon mantenha o seu nível de protecção de classe mundial nas próximas décadas.

A evolução pretoriana também vai além do papel protector tradicional do DASS. No futuro espaço de batalha, o papel do Typhoon evoluirá e o seu DASS precisará de fazer mais para manter o caça no centro do futuro mix de frotas, ao lado das plataformas de quinta geração e futuras. O Praetorian Evolution proporá uma série de novos recursos avançados, incluindo guerra electrónica multi-plataforma e funções de ISR de combate, como direccionamento de alta precisão e ID de combate avançado.

À medida que o Praetorian evolui para atender a esses requisitos futuros, os parceiros do EuroDASS reconhecem que a relação custo-benefício deve estar no centro dessa actualização fundamental. A arquitectura totalmente digital da Praetorian Evolution garantirá a facilidade de futuras actualizações, enquanto os custos do ciclo de vida serão optimizados. Essa também será uma oportunidade de aproveitar os últimos avanços de hardware para aumentar a confiança e reduzir os requisitos de suporte logístico integrado.

O lançamento segue o anúncio no início deste ano do estudo ‘Praetorian Long Term Evolution (LTE)’.

O EuroDASS é um consórcio de quatro nações que fornece o subsistema de ajuda defensiva pretoriana (DASS) para o Eurofighter Typhoon. O consórcio é formado por Elettronica, Hensoldt, Indra e Leonardo, como líderes comerciais. O Praetorian integra as medidas de suporte electrónico do Eurofighter Typhoon, contramedidas electrónicas, equipamento de aviso de mísseis, fornecendo à aeronave e à tripulação um alto nível de protecção contra ameaças avançadas.