Igemaci faz projecto de Cyber Academia and Innovation Hub

Cibersegurança e InfoSec Estado Notícias

A Direcção-geral de Recursos de Defesa nacional contratou a Igemaci – Engenharia para elaboração do projecto do futuro Cyber Academia and Innovation Hub, de Lisboa, segundo apurou a Security Magazine.
O Cyber Academia and Innovation Hub é uma iniciativa nacional que surge do projecto Smart Defense da NATO Multinational Cyber Defense Education and Training MNCDE&T, liderado por Portugal.
A iniciativa visa a edificação de uma interim facility onde possa ser ministrada formação em ciberdefesa e cibersegurança até a entrada em funcionamento da NCI Academy, em Oeiras. Esta interim facility ficará instalada na Academia Militar, no Paço da Rainha.
O espaço irá funcionar como um centro de conhecimento e terá uma estreita ligação com a academia, indústria e pólos de inovação nacionais e internacionais. O consórcio conta com cerca de 40 organizações e empresas.
Com esta aposta, Portugal passará a contar com uma infra-estrutura para apoiar as necessidades de formação e treino, a nível nacional, das forças armadas, forças e serviços de segurança, administração pública, meio académico e indústria.
Simultaneamente, o espaço deverá poder ser frequentado por profissionais estrangeiros, civis e militares, ao abrigo de acordos bilaterais ou estabelecidos com organizações internacionais, regionais e multilaterais – nomeadamente a NATO, União Europeia, CPLP e iniciativa 5+5.
É esperado ter um centro de excelência nacional na área da educação, formação, treino e inovação nos domínios da cibersegurança e defesa. Este será um nó de uma rede cooperativa internacional, com Portugal a desempenhar um papel central.