PSP monta dispositivo de segurança para Web Summit 2019

Lazer e Desporto Notícias

A cidade de Lisboa prepara-se para receber a edição deste ano do Web Summit, evento de inovação de startups e empreendedorismo tecnológico. O evento movimenta mais de 70.000 pessoas decorre de 4 a 8 de Novembro de 2019, no Altice Arena e pavilhões da FIL, no Parque das Nações. A PSP já tem preparado o dispositivo de segurança para a próxima semana.

Tendo em conta a dimensão do evento, estando previstos 70.000 visitantes, mais de 1200 oradores e um número elevado de CEO´s de empresas a nível mundial, a PSP montará um dispositivo de segurança centrado na prevenção e pró-actividade, recorrendo às suas várias valências, nomeadamente polícias do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (incluindo Equipas de Turismo), Equipas de Trânsito, Brigadas de Prevenção Criminal, Equipas de Intervenção Rápida, Equipas de Prevenção e Reacção Imediata, Unidade Especial de Polícia, contando igualmente com a colaboração da Polícia Municipal de Lisboa.

Apesar de não ter existido um aumento do nível do grau ameaça para a edição deste ano, relativamente à de 2018, serão implementadas medidas de segurança adicionais, com a delimitação de perímetros e no controle de visitantes nas entradas por forma a garantir a segurança de todos os participantes. Essas medidas de reforço passam pela utilização de detectores de metais e aparelhos de Raio-X.

Os visitantes que transportem malas de viagem ou de porte considerável para o local, terão à sua disposição um bengaleiro situado no lado norte da FIL, onde podem depositá-los em segurança.

A PSP recomenda que a aquisição de bilhetes seja apenas realizada nas plataformas oficiais do evento, porquanto a compra fora desse circuito, não garantirá o acesso ao evento e, em última instância, constitui ilícito criminal ou contra-ordenacional.

Nesse sentido estão já previstos a partir do dia 3 de Novembro até final do evento, os seguintes condicionamentos à circulação automóvel:

Vias com circulação interrompida:

  • Alameda dos Oceanos junto à FIL – entre o Pavilhão de Portugal e rotunda dos Vice Reis (sentido Sul-Norte)
  • Rua do Bojador – troço entre o Altice Arena e a FIL (troço nascente – poente)
  • Av. do Atlântico – entre a FIL e a antiga praça Sony

Ficará circulável a Alameda dos Oceanos, sentido Norte-Sul, entre a rotunda dos Vice-Reis e a Av. do Índico.

 

Vias fortemente condicionadas:

  • Rua do Bojador – entre a Av. da Boa Esperança e Altice Arena
  • Av. da Boa Esperança – entre a rotunda dos Vice Reis e o Hotel Myriad.

Em toda a zona envolvente do Parque das Nações, existirá um dispositivo policial de controlo e de desembaraço de trânsito.

 

Ligados a este evento, existirão em vários pontos da cidade outros eventos periféricos, designadamente nas zonas do Bairro Alto, Cais do Sodré e zona circundante do Lx Factory, que poderão provocar congestionamento à circulação, pelo que serão acompanhados por equipas da PSP, que localmente darão todo o apoio necessário às populações e participantes neste evento e promoveremos o reforço de segurança através de patrulhamento fardado e à civil.

Durante a realização do evento será proibida a utilização de “drones” que não da organização e segurança, no espaço aéreo adjacente ao local (conforme Anexo nº 1 à presente Nota de Imprensa).

 

A PSP aconselha:

·         Privilegie a utilização de transportes públicos;

·         Se estacionar na via pública verifique se deixou o veículo de forma a permitir a circulação rodoviária;

·         Verifique se deixou o veículo trancado e não deixe valores à vista no seu interior;

·         Não ostente ou transporte objectos valiosos, bem como quantias monetárias elevadas;

·         Tenha consigo apenas o essencial;

·         Se transportar mochilas ou malas, mantenha-a sempre fechada e junto à parte frontal do corpo;

·         Acate com total disponibilidade as ordens dos Polícias, seja um órgão facilitador da ação policial e não comprometa a sua segurança e a dos outros cidadãos;

·         Se considerar necessária a intervenção da polícia, não hesite em pedir a nossa colaboração, ligue 112, e memorize no seu telemóvel o seguinte número de telefone do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP: