Bosch inaugura nova área de I&D em Ovar

Notícias

A Bosch Portugal inaugurou uma nova área de 800m2 em Ovar. Esta área é dedicada à investigação e desenvolvimento (I&D) de sistemas de comunicação, segurança, detecção de incêndio e painéis e soluções de SW, HW e testing para power tools.

A empresa investiu cerca de 1,8 mihões de euros numa área onde vão trabalhar cerca de 70 engenheiros, dos quais 35 serão contratados até Junho de 2020.

É nesta unidade de Ovar que a multinacional alemã produz e desenvolve algumas das mais inovadoras tecnologias electrónicas de segurança. Cerca de 90% da sua produção destina-se à exportação para diversos países europeus, EUA, África e Ásia.

Com esta aposta, a empresa passa de 19.900m2 para ocupar 20.700m2 e para 720 colaboradores.

As actividades da Bosch Security Systems Sistemas de Segurança em Ovar tiveram início com a aquisição do negócio de videovigilância da Phillips, em 2002. A unidade pertence à divisão de tecnologias de edifícios da Bosch e esteve, desde sempre, focada no desenvolvimento e produção de soluções inovadoras de videovigilância, comunicação e detecção de incêndios.

Em 2016, a unidade de Ovar foi a primeira localização da Bosch fora da área automóvel a ser distinguida com o título de finalista dos EFQM European Excellence Awards e, em 2017, viu a sua área de produção ser expandida. Nos últimos anos, o reconhecimento das suas competências na área da produção teve como consequência a diversificação do portefólio de produtos, ao qual foram acrescentados sistemas electrónicos para as divisões de ferramentas eléctricas, termotecnologia e electrodomésticos.

Mais recentemente, a Bosch em Ovar passou a apostar na investigação e desenvolvimento de soluções inovadoras de segurança para as cidades inteligentes.