Ciber ataques entre as principais preocupações dos empresários portugueses

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Entre os principais riscos ao desenvolvimento dos negócios nos próximos 10 anos, os empresários portugueses apontam os ataques cibernéticos. A preocupação surge em quarto lugar da lista de preocupações nacionais. Esta é uma das conclusões do relatório “Riscos Regionais dos Negócios 2019” produzido pelo grupo Marsh $ McLennan Companies e o grupo Zurich, o qual conta com a resposta de 13.000 líderes empresariais de mais de 130 países.

Entre as restantes conclusões, os empresários portugueses apontam a “bolha de activos” como o principal risco ao desenvolvimento dos negócios nos próximos dez anos. Como segundo risco ao desenvolvimento dos negócios surge a “falha de mecanismo financeiro ou institucional”, seguido da “falha de governance nacional” e, ambos na quarta posição, os “ataques cibernéticos” e as “crises fiscais” como potenciais riscos para a próxima década.

Face aos resultados do ano anterior, verificamos algumas alterações: em 2018 a “bolha de activos” ocupava o terceiro lugar no ranking, a “falha de mecanismo financeiro ou institucional” o primeiro lugar e a “falha de governance nacional” o segundo lugar. Em contrapartida, surgem dois novos riscos em 2019: os “ataques cibernéticos” e as “crises fiscais”, que substituem os “fenómenos climáticos extremos” e o “choque dos preços de energia”.

E a nível global…

Ao nível global, os problemas económicos dominam os receios dos executivos, uma vez que as “crises fiscais” são apontadas como o principal risco na realização de negócios, surgindo os ” ataques cibernéticos” em 2.º lugar, o “desemprego ou subemprego” em 3.º lugar e o “choque dos preços de energia” em 4.º – estes riscos estão fortemente ligados a perturbações sociais e contribuem para a classificação da “falha de governance nacional” em 5.º lugar e para a “profunda instabilidade social” em 6.º. Os ” ataques cibernéticos” são o principal risco na Europa e na América do Norte, pelo segundo ano consecutivo, evidenciando o aumento da sofisticação e proliferação deste tipo de ataque.

Os riscos ambientais representam as principais preocupações do Sudeste Asiático e Ásia-Pacífico, tendo estas regiões sido vítimas de desastres naturais devastadores e fenómenos meteorológicos extremos. Os desafios sociais ocupam o topo da tabela quer na região da Eurásia, afectada pela desaceleração económica, quer na América Latina e no Caribe, onde os governos têm ainda dificuldade em assegurar serviços sociais considerados críticos.

No Médio Oriente e no Norte de África, o “choque dos preços de energia” lidera devido à contínua volatilidade nos preços e na produção. Embora a cooperação global continue a ser a ferramenta mais eficaz para lidar com todos estes riscos, o mapeamento do relatório destaca as áreas em que cada região pode actuar.

Fernando Chaves, Especialista de Riscos da Marsh Portugal, afirma: “A cibersegurança continua a ser o risco mais preocupante para os líderes empresariais das economias avançadas e a crescente dependência tecnológica para muitos negócios irá intensificar ainda mais este risco. Os empresários portugueses, embora identifiquem a cibersegurança entre os cinco principais riscos, dão maior destaque a um conjunto de riscos que podem apontar para o receio de que uma eventual nova crise seja motivada por factores similares à de 2008. Os líderes empresariais devem reavaliar a sua visão quanto ao ambiente de risco global e implementar medidas que fortaleçam a sua capacidade de reação e resiliência corporativa.”

Edgar Lopes, Chief Risk Officer da Zurich Portugal reforça que “globalmente os empresários estão maioritariamente preocupados com dois riscos: o facto dos governos terem uma dívida demasiado elevada para poderem tomar medidas que possam ajudar a evitar uma recessão e os ciberataques. No entanto, é inquietante que não considerem o impacto das alterações climáticas para a próxima década. Estes três riscos afetam a sociedade a todos os níveis: social, político, económico, ambiental, cibersegurança e protecção de dados. Para não comprometer a evolução da sociedade é urgente encontrar e implementar medidas que permitam mitigar estes riscos”.

TOP 5 dos Riscos Regionais dos Negócios percepcionados pelos empresários em Portugal:

1# Bolha de Activos

2# Falha de mecanismo financeiro ou institucional

3# Falha de governance nacional

4# Ataques cibernéticos

4# Crises fiscais