Sexta-feira, Abril 19, 2024

Capgemini coordena projecto para proteger sistemas e redes de energia na Europa

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Capgemini foi escolhida para coordenar o projecto Phoenix, um programa criado e financiado pela Comissão Europeia integrada no Horizonte 2020, com um investimento de 8 milhões de euros. A empresa ficará responsável por proteger os sistemas e redes de energia eléctrica na Europa. O projecto de três anos arrancou a 1 de Setembro.

Para enfrentar os desafios da segurança nas infra-estruturas de energia europeias, a empresa está a ajudar a CE a fortalecer o sistema, implementando um programa de protecção de dados que inclui monitorização constante de ataques.

Além disso, a empresa participou no desenvolvimento de cenários de incidentes que poderiam levar ao comprometimento de dados críticos, com atenção especial à natureza específica das operações de infra-estrutura de energia.

Essa abordagem foi projectada para garantir que a segurança da infra-estrutura de energia esteja no centro de cada estágio do projecto.

A CE optou por ser acompanhada por especialistas a nível europeu para:

  • Aumentar a segurança da infra-estrutura energética desde a fase de projecto e adoptar uma abordagem de inovação contínua
  • Coordenar e gerir incidentes de segurança
  • Acelerar a pesquisa e desenvolvimento de segurança para esse tipo de infra-estrutura

Esta missão é baseada num consórcio de 24 parceiros de 10 países da UE.

Os principais players europeus nas áreas de energia, serviços públicos e ciência da Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Roménia e Eslovénia estão no centro do programa que decorre até ao Verão de 2022.

Olivier Sevillia, CEO da unidade de negócio estratégicos da Capgemini na Europa e membro do Conselho Executivo do grupo, salienta “com a Phoenix, a nossa missão é fortalecer o sistema que protege as actividades de energia na Europa. Além disso, este projecto permite-nos participar do ambicioso programa Horizonte 2020”.

Como aponta Farhan Sahito, coordenador do projecto Phoenix da Capgemini, “estamos orgulhosos por a CE ter confiado na Capgemini para coordenar este grande programa. (…) A segurança cibernética está a tornar-se uma parte crítica de todos os programas de transformação de TI, além de uma participação crítica em infra-estruturas e activos industriais. Liderar a coordenação de um programa tão importante para a CE é uma responsabilidade que a Capgemini leva muito a sério e uma oportunidade fantástica de demonstrar o nosso papel como pioneiro no espaço de cibersegurança”.

 

Outros parceiros

Thalès (Communications & Security ; Research & Technology), SingularLogic SA, Kema Nederland BV, Intrasoft International SA, Iskraemeko, ASM Terni, Studio Technico BFP, Emotion s.r.l., ELEKTRO -ljubljana, BTC City ljubljana, Public Power Corporation SA, EON Energy Germany, EON Romania, Teletrans SA, Centro Romania Energy, CyberEthics Lab, GridHound UG, Synelixis Solutions SA, Comsensus d.o.o., AALTO KORKEAKOULUSAATIO, Rheinisch-Westfälischen Technischen Hochschule.