Compta e Multicert lançam serviço de gestão de incidentes de segurança

Cibersegurança Notícias

Numa altura em que os dados e a informação são considerados o novo “petróleo” e num ambiente onde as ameaças proliferam sendo cada vez mais sofisticadas, as empresas e organizações portuguesas são cada vez mais alvos de ataques informáticos, que podem colocar em perigo a sua actividade, os seus activos e a sua continuidade de serviço.

Neste contexto, a Compta e a Multicert “apresentam ao mercado um serviço de gestão de incidentes de segurança, que permite a todas as organizações um acesso a ferramentas e recursos altamente especializados nesta área, oferecendo como um serviço de deteção, antecipação e reacção rápida a incidentes de segurança”.

Desta forma “o mercado pode contar com a vasta experiência do Grupo Compta, apoiada na sua vasta base instalada multi vendor e nos muitos projectos implementados nesta área”.

Por seu turno a Multicert, “aporta também toda a sua experiência em Security Operations Center, com um serviço 7×24, uma área de cliente que permite visibilidade em tempo real do nível de segurança da organização e indicadores de risco associados ao negócio”.

Para Tiago Andrade, Membro da Comissão Executiva da Compta, ”esta é uma parceria perfeita, para endereçar um problema que tem vindo a crescer. É uma área muito especializada, que requer recursos humanos em constante actualização, procedimentos, conhecimentos e ferramentas sofisticadas, que muitas vezes não estão ao alcance da maioria das organizações. Assim, com base na vasta experiência da Compta e da Multicert, oferecemos ao mercado este inovador serviço, que concentra todas as competências necessárias para providenciar uma resposta certa para as múltiplas ameaças a que as organizações estão expostas. Desta forma, torna-se possível obter outro grau de confiança e uma protecção adicional para todas organizações”.

No vasto leque de serviços oferecidos, destacam-se: a recolha, armazenamento, tratamento, monitorização, correlação de logs e eventos de segurança, alarmes e respetiva avaliação de vulnerabilidades, planos e procedimentos de contenção e proteção.

Para Jorge Alcobia, CEO da Multicert, “esta aposta numa parceria com uma empresa com a experiência e o reconhecimento de mercado como a Compta, permitirá disponibilizar um serviço completo e inovador, que inclui não só a componente de monitorização típica deste tipo de soluções, como o acompanhamento e as tarefas de implementação, prestados por equipas especializadas, criando o que acreditamos ser uma mais valia única no mercado nacional.”

Desta forma assegura-se a monitorização e avaliação continua dos eventos criando-se a resposta aos incidentes, tendo em conta a avaliação regular das vulnerabilidades em conformidade com a legislação e com as melhores praticas do sector (QNRCS, CIS, COBIT, NIST, ITIL).