PSP realiza exercício policial amanhã na estação do Rossio

Notícias

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos (DSTP), principal responsável pela segurança do sistema de transportes ferroviários da região da Grande Lisboa (CP e Metropolitano) e Esquadras de Turismo, realiza amanhã um exercício policial, na estação da CP do Rossio. Este exercício é integrado no curso de segurança a transportes públicos.

A iniciativa mostra o empenho da instituição na manutenção constante dos elevados padrões de segurança que a actual conjuntura internacional exige em matéria de segurança interna.

A segurança e acção policial na área dos Transportes Públicos e especificamente nos contextos ferroviários (Comboios suburbanos e rede do Metropolitano) possuem características de especial complexidade e sensibilidade às quais a Polícia de Segurança Pública tem particular atenção.

A presente acção insere-se no esforço e determinação de dotar o sistema das melhores práticas e aplicação de protocolos de actuação em matéria de segurança, direccionado para uma intervenção policial dotada dos conhecimentos e técnicas específicas sobre a rede de transportes públicos, visando a maximização do sentimento de segurança das populações.

O exercício, que terá início às 21h0, consistirá num simulacro de uma ocorrência policial, com a abordagem de dois binómios policiais (duas patrulhas de dois elementos policiais cada) que irão intervir na identificação, e posterior reacção hostil, de um passageiro após este agredir um funcionário/revisor da CP no interior de uma composição.

Além da abordagem, identificação e neutralização da reacção do mesmo à intervenção policial, resultará a sua detenção. Paralelamente, os agentes policiais, serão confrontados com a intervenção de outros utentes, em atitude hostil perante a intervenção policial, originando igualmente a sua neutralização.