IFEMA e PESI criam SICUR Resiliência

Notícias

A 22ª edição do SICUR – Salão Internacional de Segurança, organizado pela IFEMA na Feira de Madrid, entre os dias 25 e 28 de Fevereiro, conta com um novo espaço de segurança industrial.

Para tal, a IFEMA irá trabalhar em colaboração com a PESI – Plataforma Tecnológica Espanhola de Segurança Industrial numa nova área denominada SICUR Resiliência. 

Esta área está relacionada com o conceito moderno de resiliência de empresas e organizações, sendo que a SICUR irá dispor de uma zona expositiva com uma imagem e identidade própria para conseguir a máxima visibilidade. Além disso, aos stands de exposição, soma-se uma zona de networking e um auditório para jornadas técnicas.

O desenvolvimento da resiliência implica uma gestão integral da segurança e dos riscos actuais nas suas diferentes perspectivas – operacional e industrial, meio ambiental, factor humano, segurança e cibersegurança – por isso, são necessárias novas capacidades e ferramentas dentro das empresas. É necessário especialmente um modelo avançado para esta governança que permita desenvolver estratégias adequadas e a coordenação das áreas relacionadas dentro da empresa.

Juntamente com a incorporação de inteligência, tecnologias e outros sistemas específicos para incrementar a resiliência, facilita a garantia de continuidade dos negócios e a rápida recuperação dos serviços em situações de crise ou eventos inesperados.

O SICUR Resiliência contará com um amplo número de empresas e organizações. Estarão presentes corporações industriais e de serviços, operadores de infra-estruturas, redes e serviços, cidades avançadas, consultoras de negócio, consultoras de segurança e ciber, engenharias de segurança industrial, assessoria tecnológicas, fornecedores de tecnologias e sistemas de segurança, serviços de cibersegurança, organismos de inspecção e certificação, centro de formação especializados em segurança integral.

As duas jornadas técnicas focam-se em temas cruciais no sector. Uma foca-se na “situação e problemática para a adopção de modelos avançados de segurança integral e resiliência dentro das organizações e na obtenção do compliance” e a outra em “como encaminhar processos de inovação e incorporação de tecnologias e o aproveitamento de fontes de financiamento específicas para projectos I+D+i”. Além disso as empresas participantes poderão expor projectos, tecnologias e serviços.