Altran, Vodafone e Cruz Vermelha mostram como o 5G vai auxiliar equipas médicas em situações de emergência

Notícias Saúde

A Vodafone Portugal, a Altran Portugal e a Cruz Vermelha Portuguesa realizaram uma demonstração de 5G aplicado à área da saúde, mostrando como a rede móvel do futuro vai auxiliar equipas médicas em situações de emergência.

O momento aconteceu em Cascais e mostrou as potencialidades da quinta geração móvel, bem como a prontidão da rede Vodafone para o lançamento do 5G em Portugal.

Para evidenciar como o 5G pode ser um factor determinante para ajudar a salvar vidas, a demonstração materializou-se com a simulação de uma assistência médica urgente a uma vítima de AVC.

Nesta simulação, ao sair da ambulância, o técnico de emergência pré-hospitalar coloca uns óculos HoloLens, que transmitem tudo o que este vê e diz para o médico. Por sua vez, do hospital, o médico envia informações e procedimentos, disponibilizados em realidade aumentada nos óculos, possibilitando assim um auxílio muito mais especializado e em tempo real.

Já no interior da ambulância, a existência de uma câmara de vídeo 360º de ultra alta definição (4K), a integração de um equipamento Philips de monitorização de sinais vitais e a inclusão de tecnologia de reconhecimento facial (que, depois de processada na cloud, disponibiliza informação sobre o paciente) permite ao médico, mesmo à distância, continuar a orientar o técnico de emergência pré-hospitalar e acompanhar de forma muito mais pormenorizada a vítima, obtendo-se assim um diagnóstico e tratamento mais rápidos e eficazes.

No futuro, operações como esta só serão possíveis graças às características diferenciadoras do 5G, mais concretamente a baixa latência, a elevada resiliência e a maior largura de banda, que permitem processar grandes volumes de dados (neste caso imagens muito pesadas) e enviá-las em tempo real, de forma continua e sem falhas de comunicação, diz a empresa.

“A próxima geração de redes móveis vai ter um papel transformacional na sociedade. Com a rede móvel do futuro vão surgir novas áreas de actuação, que até aqui não eram endereçadas pelas telecomunicações móveis. O 5G será o enabler para o aparecimento de serviços pioneiros e na área da saúde há imensas possibilidades para além de uma ambulância conectada, tais como a telemedicina ou as cirurgias à distância”, refere João Nascimento, CTO da Vodafone.

“O 5G é uma das grandes apostas da Altran, pois acreditamos que esta tecnologia vai contribuir para o progresso da sociedade portuguesa. Este é um extraordinário exemplo de como o 5G vai poder ajudar a Cruz Vermelha na sua missão diária. A Altran propõe-se a apoiar todas as indústrias a desenvolver soluções de negócio, utilizando o 5G como fio condutor para a eficiência e inovação. Se neste processo conseguirmos salvar vidas, estamos seguramente no caminho certo”, acrescenta Bruno Casadinho, COO da Altran.