Caixa Geral de Depósitos dá nota positiva a SGQ

Banca Notícias

O Gabinete de Prevenção e Segurança da Caixa Geral de Depósitos obteve, há cerca de nove anos, a certificação da APCER, segundo os requisitos da NP EN ISO9001:2008 (9001:2015). A certificação surge no âmbuto da identificação, desenvolvimento e implementação da estratégia e programa de segurança do grupo CGD, abrangendo a resposta a situações de emergência de segurança e formação e sensibilização em prevenção de segurança aos colaboradores.

Nas palavras de José Manuel Gonçalves, Chief Security Officer daquela instituição, o gabinete “considera que a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, baseado nesta norma, tem sido uma mais-valia na optimização de processos e recursos, bem como na sua gestão diária”.

Conforme refere, estes benefícios traduzem-se “num contínuo incremento da eficiência e desempenho deste gabinete, permitindo-nos fazer mais e melhor, contribuindo para uma maior rentabilização das actividades do GPS, para uma melhoria contínua da qualidade do serviços e para o incremento da satisfação e confiança dos colaboradores e dos nossos clientes, internos e externos”.

A adopção de um SGQ numa instituição desta dimensão “constitui um grande desafio”, diz, numa informação divulgada pela APCER. O objectivo foi atingindo “mantendo sempre uma perspectiva de melhoria contínua, com vista à criação de uma estrutura mais robusta, eficiente e sustentável”.

Após estes resultados, o gabinete “irá incluir no sistema as actividades de segurança no trabalho e pondera alargar a definição, monitorização e gestão remota de estratégias e programas de segurança em instalações no estrangeiro”.  Como aponta o responsável, hoje o referido gabinete é uma referência no sector da segurança bancária.