EDISOFT DESENVOLVE FERRAMENTA PARA AUMENTO DE SEGURANÇA DAS ROTAS MARÍTIMAS

Notícias Transportes

A EDISOFT foi seleccionada pela agência pública francesa “EXPERTISE France” para desenvolver uma solução de e- learning que visa aumentar a segurança do transporte internacional em rotas marítimas.

A EDISOFT foi seleccionada pelo projecto GOGIN, implementado pela agência pública francesa “EXPERTISE France” para desenvolver uma plataforma de e-learning. Esta plataforma permitirá à comunidade da Rede Inter-Regional do Golfo da Guiné (GoGIN) fazer a gestão e organização de exercícios práticos conjuntos, como combate à pesca ilegal,  poluição ou gestão de crises marítimas.

A plataforma de e-learning TESS “Sistema de Apoio à Formação e Educação” será aplicável à rede inter-regional do Golfo da Guiné, contribuindo para o compromisso da União Europeia para o desenvolvimento de capacidades de segurança marítima locais.

Esta iniciativa é uma das três em execução no âmbito do Programa de Rotas Marítimas Críticas da Comissão Europeia. Este programa visa contribuir para o aumento da segurança das rotas marítimas no transporte internacional, essencial não apenas para os países que partilham a mesma região e costas adjacentes, mas também para a Europa.

PUB



A Rede Inter-Regional do Golfo da Guiné (GoGIN) representa o compromisso da UE em contribuir activamente para o desenvolvimento das capacidades locais de Segurança Marítima dos países assinantes do Código de Conduta de Yaoundé. O objectivo passa por   combater a pirataria, assalto à mão armada contra navios e outras actividades marítimas ilícitas, como o narcotráfico e a pesca ilegal, ao longo de uma costa de aproximadamente 6.000 km que se estende desde o Senegal a Angola, incluindo as ilhas de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.