Sexta-feira, Abril 26, 2024

IPG TESTA CIBERSEGURANÇA E RESILIÊNCIA DE ROUTERS MEO

Cibersegurança e InfoSec Ensino Notícias

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai testar a cibersegurança e a resiliência dos routers de nova geração que a MEO. Os novos equipamentos serão lançados no mercado nacional este ano. O IPG irá identificar as eventuais vulnerabilidades dos equipamentos.

Segundo um comunicado enviado à agência Lusa, o trabalho do IPG vai ser prestado à Altice Labs (centro de inovação da Altice, instalado em Aveiro) durante seis meses.

O projecto denomina-se “Segurança em CPE: identificação e mitigação de vulnerabilidades que afectam a rede do fornecedor de serviço” e vai simular ataques à segurança dos equipamentos de nova geração que a MEO irá lançar, com vista à identificação de potenciais vulnerabilidades.

Os CPE são os equipamentos de comunicação instalados em casa dos clientes (customer premisses equipment), como os routers.

O IPG “irá propor correcções e ajustes antes de estes serem instalados nas casas portuguesas e nos outros países onde a Altice opera”, é referido.

A análise será feita no âmbito do “Contrato de Prestação de Serviços de I&D e de Transferência e Partilha de Conhecimento” que foi assinado entre o presidente do IPG, Joaquim Brigas, e o presidente do Conselho de Administração da Altice, Alexandre Fonseca.

O projecto tem como objectivo simular ataques (pentesting) aos futuros routers da MEO “com vista à identificação de possíveis vulnerabilidades que afectem o lado do fornecedor de serviço”.
PUB



“O objectivo é que no final sejam feitas sugestões de correcção/mitigação dos problemas eventualmente identificados”.

O trabalho será iniciado pela análise do eco-sistema, pelo mapeamento de rede e pela definição dos vectores de ataque a serem explorados, seguindo-se a identificação e a exploração de vulnerabilidades em serviços de rede expostos nas interfaces de rede externos e internos.

No IPG, o trabalho será coordenado pelo professor Pedro Pinto e contará com a colaboração dos elementos do Centro de Competências em Cibersegurança e de dois bolseiros com experiência na área.

As novas fiber gateway que o IPG irá testar já estão a ser comercializadas pela Altice em França, desde Agosto, mas a multinacional pretende, no entanto, “fazer novos testes de segurança antes da entrada no mercado português”.