Portugal participa em curso europeu com avião C-130 Hércules

Notícias

Já estão em Saragoça, Espanha, nove aviões de sete nacionalidades diferentes e 170 efectivos – entre tripulantes, mecânicos, instrutores e pessoal de apoio e coordenação. Em conjunto participam no curso europeu de treino avançado de transporte aéreo táctico ETAP-C 20-1. O curso, no qual Portugal também participa, decorre até 21 de Fevereiro.

Em termos de equipamentos, estão no curso dois C-130 Hércules de Portugal e Polónia, um C-27J da Roménia, um C-295 de Espanha, assim como dois A400-M da Alemanha e França, que desenvolverão 73 missões.

De forma a proporcionar maior realismo, serão utilizados um gerador de ameaça (TRTG) da unidade multinacional Polygone MAEWTF (Multinacional Aircrew Electronic Warfare Tactics Facility).



O programa inclui 20 horas de instrução teórica e nove missões de voo por tripulação em versão diurna e sete missões nocturnas, contemplando o planeamento avançado de missões intra-teatro, lançamento de paraquedistas (pessoal e cargas), voos tácticos com presença de ameaças superfície-ar e ar-ar, voos a baixa altitude, tomadas de assalto com extracção e infiltração de pessoal, manobras tácticas de aproximação e aterragem, descargas de combate e operações de carga e descarga com motores em funcionamento.