Portugal vai liderar grupo europeu de cibersegurança no sector da saúde

Cibersegurança e InfoSec Notícias Saúde

Portugal foi escolhido para liderar o grupo europeu de cibersegurança para o sector da saúde, o qual surge no âmbito do NIS Cooperation Group. Os trabalhos serão coordenados pelo CNCS , Centro Nacional de Segurança (autoridade NIS nacional), com o apoio do SPSM, particularmente do núcleo de cibersegurança.

A escolha de Portugal surgiu no final do mês passado em Bruxelas, durante a reunião do grupo NIS Cooperation, criado pela diretiva de 2016 sobre segurança das redes e sistemas de informação. O objectivo centra-se em garantir a cooperação estratégica e partilha de informações entre países da EU sobre temáticas de segurança da informação e cibersegurança.



Segundo o SPMS, “a criação deste grupo de trabalho sectorial (Work Stream for Health Sector), surge na sequência de uma proposta do European Cibersecurity Health Group (ECHG), do qual faz parte a SPMS, EPE, e num trabalho conjunto decorreu da necessidade de harmonização das práticas e requisitos mínimos de protecção da informação da saúde, cada vez mais fundamental num contexto de saúde heterogéneo e interconectado”.

No decurso da reunião, “vários países encorajaram este trabalho, tendo-se prontificado a participar activamente nestas discussões, considerando que a cibersegurança em saúde não pode ser descurada, uma vez que, em última instância, estarão em causa riscos de vida dos utentes”, comenta.