Impactos do coronavirus no mercado de segurança global

Notícias Saúde

O surto do coronavírus COVID-19 na China central emergiu e é hoje o tema dominante em todo o mundo. Até a data mais de 95.000 casos de indivíduos infectados foram confirmados, sendo a grande maioria desses casos originada na província de Hubei. Um estudo recente da renomada consultora Omdia (IHS Markit) traça alguns cenários para o mercado dos equipamentos de segurança

As organizações de saúde observaram que o vírus COVID-19 é altamente contagioso em comparação com os coronavírus anteriores, como SARS e MERS, e os cientistas estimaram que a taxa de mortalidade do vírus pode estar acima de dois por cento.

A província de Hubei permaneceu em estado de confinamento total, pois o governo chinês impôs restrições de viagem aos visitantes e restringiu o movimento de mais de 58 milhões de residentes. As autoridades locais das principais cidades, como Xangai e Pequim, impuseram os seus próprios decretos-lei aos seus cidadãos, num esforço para reduzir a propagação do vírus.

O impacto económico do coronavírus na China já é extenso. A maioria das empresas chinesas respondeu com políticas que incentivaram os funcionários a trabalhar em casa, mas a escassez de mão-de-obra reduziu a produção nas muitas fábricas do país. Vários escritórios e fábricas foram fechados por tempo indeterminado. Os projectos de construção foram parados, pois os recursos foram canalizados para a construção de estruturas de assistência médica de emergência na província de Hubei.




Procura em risco na China

Na última década, o mercado chinês tem sido um importante motor de crescimento na maioria dos mercados de equipamentos de segurança.

O mercado de equipamentos electrónicos de controlo de acessos físicos cresceu consistentemente entre 4% e 7% ao ano, atingindo mais de US $ 900 milhões em 2019.

Hoje, a consultora Omdia estima que o mercado chinês de vendas de equipamentos como leitores, painéis de controlo e bloqueios electrónicos de suporte aos sistemas de controlo de acessos representam mais de 48% das vendas na região Ásia-Pacífico e mais de 15% das vendas globais. O crescimento foi mais forte entre os clientes finais nos mercados verticais de utilities e transporte, mas quase um terço dos equipamentos de controlo de acessos vendidos na China em 2019 destinou-se a projectos de escritórios comerciais privados. A proporção chinesa de procura por equipamentos de controlo de entrada, como portões e torniquetes, é semelhante à procura por equipamentos de controlo de acessos, com os utilizadores finais chineses a representar mais de 16% da procura global.

O mercado de leitores biométricos tem tipo um crescimento robusto na China, pois o governo chinês investiu recursos substanciais em leitores de reconhecimento facial e de íris mais dispendiosos. Somente o mercado chinês representou mais de 33% das vendas de leitores biométricos de controlo de acessos em 2019. Mesmo após o surto de coronavírus, a procura por leitores de reconhecimento facial permaneceu relativamente forte, pois as agências chinesas aceleraram a sua instalação em muitos edifícios.

Face aos leitores tradicionais de controlo de acessos físicos ou dos leitores biométricos de impressão digital, os leitores de reconhecimento facial não exigem que os utilizadores toquem fisicamente ou interajam com um ecrã ou um dispositivo. A tecnologia de reconhecimento facial foi posteriormente vista pelo governo como um investimento ideal para reduzir a propagação do coronavírus em áreas altamente congestionadas.

A China absorve uma percentagem ainda maior da procura global por equipamentos de detecção de incêndio. Em 2019, a Omdia estimou que o mercado chinês tenha um valor de US $ 1,1 mil milhões, 27% da procura do mercado global. Além disso, a Omdia projectou uma taxa de crescimento acima de 4% para equipamentos de detecção de incêndio na China em 2020, o que está bem acima da média global. Se a China sofrer uma prolongada epidemia de coronavírus ao longo do ano, o mercado de detecção de incêndio correria maior risco de uma crise séria.

Enquanto isso, a procura do mercado global por alarmes contra intrusão sofrerá menos riscos, desde que o impacto do coronavírus seja limitado à China. Em 2019, a China e Hong Kong estimaram US $ 145 milhões em receitas provenientes da venda de alarmes de intrusão profissionais e MSO. Este valor constituiu apenas 27% da receita da Ásia-Pacífico e menos de 5% da receita global.

A Omdia projectou que a procura chinesa por alarmes de intrusão teria diminuído em 2020, mesmo antes do surgimento do coronavírus. O surgimento de sistemas abrangentes de videovigilância na China levou os CFTVs fabricados por empresas nacionais como Hikvision, Dahua e Xiaomi a introduzir o papel tradicional dos alarmes de intrusão nos sistemas de segurança. Os projectos no sector residencial também contam cada vez mais com a instalação e o uso de sistemas de intercomunicação como painéis de controlo de intrusão. Finalmente, a pressão regulatória do governo chinês limitou as oportunidades de vendas para fornecedores ocidentais e favoreceu ofertas de produtos alternativos menos dispendiosas de fornecedores nacionais.


Menor oferta pode limitar as oportunidades de vendas globais

O medo de contrair o coronavírus levou muitos trabalhadores chineses a permanecer em casa, o que provocou escassez de mão-de-obra e atrasos na produção em todo o país. Nenhum dos principais fabricantes chineses tem sede na província de Hubei, mas “fornecedores como Hikvision, ZKTeco e Dahua foram afectados por restrições locais que incentivaram os funcionários a trabalhar remotamente”, diz a Omdia. Desde 20 de Fevereiro, as condições de trabalho não retornaram ao normal e a maioria das instalações de produção continua com falta de pessoal.

O efeito que o coronavírus terá no fornecimento global de equipamentos de segurança e suporte à vida dependerá em grande parte do tempo que os trabalhadores permanecem em suas casas. Se a situação na China se estabilizar em Março e as fábricas retomarem as operações, o impacto poderá ser mínimo. Os fabricantes chineses domésticos representam menos de 13% do mercado global de equipamentos de controlo de acessos, menos de 11% do mercado de equipamentos de controlo de entrada e 9% do mercado de equipamentos de alarme contra intrusão. Além disso, o medo de uma guerra comercial entre os Estados Unidos e a China levou muitos fornecedores americanos a terem stocks de produtos e componentes fabricados na China. Esses fornecedores terão produtos suficientes para suportar as vendas nos próximos meses.

O mercado de controlo de acessos enfrenta alguns desafios únicos que podem impactar as cadeias de abastecimento. Primeiro, uma percentagem desproporcional do mercado de leitores biométricos (quase 25% de todos os leitores biométricos e mais de 33% de todos os leitores de reconhecimento facial) são produzidos por fabricantes chineses domésticos. A Omdia espera que os leitores biométricos sejam o tipo de leitor que mais irá crescer em 2020, com taxas de crescimento de dois dígitos em muitos mercados verticais, porém o fornecimento de leitores biométricos pode diminuir se as fábricas chinesas apresentarem baixo desempenho por um longo período de tempo.

Uma grande proporção do mercado da Ásia-Pacífico de equipamentos de controlo de acesso também é fornecida por fornecedores sul-coreanos, japoneses e de Taiwan, como a Hitachi, Mitsubishi, Secom, NEC Electric, Suprema e Union Community. Se ocorrerem grandes surtos de coronavírus nesses países, a escassez resultante poderá impactar projectos de pequena e média dimensão em todo o mundo, pois os utilizadores finais menores tendem a instalar os produtos mais baratos oferecidos por muitas dessas empresas, indica a consultora.

Consequências de longo alcance

Dada a rápida evolução da ameaça do coronavírus, é prematuro para a Omdia comprometer-se com previsões quantitativas específicas do impacto do COVID-19. Em 2003, o vírus SARS foi contido com sucesso após menos de 8.500 infecções durante um período de sete meses. Se levar sete meses ou mais para conter COVID-19 da mesma forma, as taxas de transmissão mais altas do novo coronavírus e os períodos de incubação mais longos podem resultar num impacto económico muito maior e mais perturbador. No entanto, também existem razões para ser optimista, pois o COVID-19 provocou respostas agressivas por parte de governos e agências médicas.

O impacto económico do novo coronavírus provavelmente dependerá de quão longe o vírus se espalha além da sua origem na província de Hubei. Se o vírus continuar geograficamente restrito à China central, o mercado chinês será afectado, mas um impacto global mais amplo poderá ser evitado. Se o vírus se espalhar e se tornar numa pandemia, o COVID-19 poderá desencadear uma recessão global. Posteriormente, desenvolvimentos em países vizinhos da Ásia-Pacífico, com maiores riscos de surtos, como Coreia do Sul e Japão, desempenharão um papel crítico nas projecções futuras do mercado no final deste ano.



  • Os primeiros sinais sugerem que o mercado de equipamentos de protecção e suporte à vida será menos impactado do que outros mercados, pois requisitos regulamentares rigorosos contribuem para que continuem a registar-se vendas. No entanto, a procura regional e a oferta global serão interrompidas pelo coronavírus. Mesmo que o surto seja contido com sucesso até ao final do trimestre, o impacto levará a revisões do crescimento estimado pela consultora Omdia para esses mercados em 2020. Se a epidemia piorar, o coronavírus poderá actuar como um gatilho para levar os mercados globais a uma recessão prematura.
  • Os mercados chineses de equipamentos de segurança e de apoio à vida já foram significativamente afectados pelo surto de COVID-19, diz estudo da Omdia. Novos projectos de construção em toda a China pararam, o que limitou a procura por equipamentos. Além disso, as fábricas do país têm lutado para fabricar equipamentos, pois os trabalhadores ficam em casa, o que ameaça as cadeias de abastecimento globais.
  • O estudo indica que o mercado de equipamentos de detecção e extinção de incêndio provavelmente será o mais impactado pelo COVID-19, já que as vendas na China continental foram estimadas em 78% da receita da Ásia-Pacífico e 27% da receita global em 2019.
  • O mercado global de equipamentos de alarme contra intrusão será menos afectado pelo coronavírus, já que os fabricantes chineses representam menos de 10% da receita global de equipamentos de alarme. Apenas 4% da procura do mercado provém dos clientes finais na China, uma vez que os fabricantes de sistemas de intercomunicação e CFTVs integraram a funcionalidade de intrusão nos seus produtos.
  • Os impactos a longo prazo de capacidades limitadas de produção na China podem ter sérias repercussões no mercado para leitores biométricos. No entanto, o surto de coronavírus levou o governo chinês a acelerar a implementação de sistemas biométricos de reconhecimento facial nas principais instalações institucionais e de transporte.
  • A possível propagação do coronavírus além das fronteiras da China teria o impacto mais drástico nas previsões futuras de equipamentos de protecção e suporte à vida.