Security Managers são líderes na inteligência

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Inteligência é, segundo o Google, “a capacidade para adquirir e aplicar conhecimentos e habilidades”. Além disso, adiciona “a recolha de informações de valor militar e político”. O tema da segurança entre os responsáveis de segurança é trazido pela International Security Industry Organization (ISIO). Segundo esta organização, “os gestores de segurança são altamente inteligentes em termos de QI e de inteligência emocional”. Como acrescenta, estes “têm de pensar e enganar criminosos que estão constantemente a tentar vencer os sistemas de segurança”.

“Qualquer acção ou reacção baseada em inteligência insuficiente ou não confiável é absurda e criminosa quando pode afectar a vida das pessoas”.

A descrição descreve a pessoa inteligente que usa inteligência para proteger e assegurar a sua localização ou áreas de interesses. A inteligência é conhecimento e é aqui que a criminologia desempenha o seu papel no conhecimento de métodos criminais, comportamento e cultura criminosa. O crime pode estar relacionado à tentativa de infiltração por crime transfronteiriço organizado, localmente organizado, gangs ou por um predador solitário. Posteriormente, habilidades, tecnologia e equipamentos podem ser necessários para identificar uma pessoa de interesse, determinar se ela está a trabalhar voluntariamente ou sob coação.



O maior pesadelo é não saber o que realmente está a acontecer no terreno

o síndrome de avestruz é abordado pela ISIO. Um gestor de segurança que vê um incidente que ocorreu noutro local ou área de interesse pode pensar consigo mesmo ou dizer “isto nunca aconteceria aqui” – está a ser ingénuo. Demonstram a sua compreensão equivocada do sector e a sua função profissional. Devem perceber que estão a operar numa área em que novas tecnologias, questões sociais ou o factor humano podem infiltrar-se e danificar de muitas maneiras a sua responsabilidade. O que pode acontecer numa parte do mundo pode ser facilmente copiado ou adaptado para se infiltrar noutro local.

Confiar em relatórios precisos das pessoas no local

O sucesso depende do nível de consciência situacional das pessoas no local (todas tomam decisões) e da sua velocidade de reacção. Com base em relatórios precisos, os gestores de segurança são capazes de seguir os pontos para compreender a narrativa e identificar a formação de uma estrutura criminosa ou uma actividade criminosa já existente no teatro de operações. O problema é que as pessoas que fornecem relatórios podem obter informações de pessoas que mentem, ocultam informações. Podem existir informações insuficientes, desinformação ou informações não confiáveis.

Os gestores de segurança sabem onde, a razão e como obter informações; HUMINT (Human Intelligence), OSINT (Open Source Intelligence), WEBINT (Web Intelligence), COMINT (Communications Intelligence) e protecção contra a fuga de informações, através por exemplo do uso da TecINT (Technical Intelligence). Gestores de segurança inteligentes conseguem ler a situação e interpretar as pessoas envolvidas. Sabem quando há espaço para preocupações, sabem quais tecnologias ou skills são necessárias para treinar a sua equipa ou convocar os especialistas necessários.

Uma boa liderança sabe onde e como extrair informação

As pessoas não são informadas quando não confiam ou respeitam o gestor de segurança. Liderança dita que o gestor de segurança têm características de ter um alto nível de auto-consciência e capacidade para regular os seus pensamentos e acções pois são mentalmente adequados a esta função. Estão em constante estado de desenvolvimento profissional, a interagir com profissionais com a mesma mentalidade, a acessar e prestar atenção pro-activamente a toda e qualquer informação e a alimentarem-se constantemente dessa informação.