TAP mostra-se preparada para responder ao COVID-19

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“Transportar os nossos clientes e a nossa tripulação em segurança sempre foi a nossa prioridade”. É desta forma que Antonaldo Neves, CEO da TAP Air Portugal, começa por alertar os clientes, num email enviado ontem. “Desde o surgimento do surto do COVID-19 está claro para toda a equipa que nada é mais crítico do que a saúde e segurança das nossas pessoas e de todos os nossos clientes. Por isso importa partilhar todo o trabalho que é feito numa base diária e em tempo real, à medida que a situação evolui”,refere.

Para além da rigorosa higiene e limpeza de rotina dos aviões e espaços de trabalho, a empresa tem implementado procedimentos adicionais de limpeza e desinfecção específicos para o coronavírus COVID-19, utilizando produtos biocidas homologados, em linha com as orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS), com as especificações de segurança aeronáutica e dos fabricantes dos nossos aviões.

Segundo o responsável, “os aviões da TAP estão equipados com um sistema de reciclagem do ar vertical que renova totalmente o ar da cabine com alta frequência, a cada 2/ 3 minutos, vinte vezes numa hora. Este sistema, vertical, funciona por secções de 5 filas de bancos o que garante ar fresco em todas as zonas do avião, ao mesmo tempo e com a mesma qualidade”.



Este sistema utiliza filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air) idênticos aos utilizados nos blocos operatórios. Estes filtros conseguem extrair 99,999% dos vírus mesmo mais pequenos, incluindo vírus com apenas 0,01 micrómetro. Os vírus da família coronavírus têm uma dimensão entre 0,08 e 0,16 micrómetro, portanto prontamente filtrados pelos filtros HEPA, por secções e a cada 2/3 minutos.

Como aponta, as tripulações da TAP “estão, permanentemente, treinadas nos procedimentos de identificação, abordagem e tratamento de casos suspeitos de doença infetocontagiosa a bordo, onde se inclui o COVID-19 e dispõem em todos os voos do equipamento e consumíveis necessários para o efeito”.

Estes procedimentos seguem rigorosamente as melhores práticas a nível internacional, conforme definidas pela International air Transportation Association (IATA), Organização Mundial da Saúde (OMS) e DGS, em cada momento.

No âmbito do surto do COVID-19 “a comunicação e formação com os Tripulantes foi significativamente reforçada, bem como a articulação com a Unidade de Cuidados de Saúde (UCS) da TAP e todos os intervenientes na operação para que o seu voo seja seguro”.

Através da Unidade de Cuidados de Saúde (UCS), a empresa tem “um serviço médico com mais de 30 anos de experiência em saúde e aeronáutica, implementamos em tempo real as recomendações da OMS e dos Centers for Disease Control europeus e norte-americanos, bem como do Medical Advisory Group da IATA, com quem temos um relacionamento de longa data”.

“Estamos em contacto diário com as organizações nacionais e locais de saúde, com as autoridades da Aviação civil e aeroportuárias e com as nossas pessoas da linha da frente, tripulações, manutenção e engenharia, catering, limpeza e outros ground services”.

Plano de contingência activado

Simultaneamente, o responsável sublinha a activação do plano de contingência. “Activámos o nosso plano de contingência de actuação face a doenças infectocontagiosas, logo em Janeiro, e desde então temos a organização em permanente estado de alerta e a actuar de acordo com os procedimentos a cada caso e a cada momento”.

O responsável deixa ainda uma recomendação, seguindo as acções reconhecidas pela OMS:

✓ Lave as mãos regularmente
✓ Cubra a boca e o nariz, ao tossir e espirrar, com o cotovelo
✓ Se estiver doente evite o contacto com pessoas
✓ Evite o contacto com pessoas infectadas