ANA – Aeroportos de Portugal lidera projecto de monitorização estrutural de grandes estruturas

Notícias Transportes

A ANA – Aeroportos de Portugal, em colaboração com o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), está a desenvolver o projecto de Monitorização Estrutural de Grandes Estruturas (MEGE). Este projecto visa aumentar a eficácia das operações de manutenção das infra-estruturas aeroportuárias e implementar métodos de controlo através da análise preditiva.

Segundo o INEGI, o projecto está a ser implementado no aeroporto da Madeira e arrancou o ano passado e terá a duração de dois anos. Esta iniciativa visa o desenvolvimento de dois sistemas independentes para monitorização:
– Um será dedicado à monitorização de deformações das vigas de suporte da pista de aterragem
– Outro irá focar-se no estado do quebra-mar de berma de proteçcão à infra-estrutura, frequentemente sujeito a erosão devido à agitação marítima

pub



Além de equipamentos específicos, estes sistemas vão exigir o desenvolvimento de algoritmos computacionais de processamento de dados, bem como testes de validação e implementação.

“Vamos desenvolver soluções tecnológicas de levantamento e comparação de forma 3D para monitorizar o estado físico do quebra-mar, sujeito a erosão ou desmoronamento provocados pela acção do mar, bem como de medição e monitorização de deformações das vigas da superestrutura, recorrendo a uma tecnologia óptica denominada correlação digital de imagem”, explica Paulo Tavares, responsável pelo projecto no INEGI.

O projecto MEGE está integrado no Programa Operacional Madeira 14-20, no âmbito do PROCiência 2020, Sistema de Incentivos à Produção de Conhecimento Científico e Tecnológico da Região Autónoma da Madeira. Este incentivo pretende reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a promoção da inovação nas empresas da Região Autónoma da Madeira.