ENTSO-E alvo de ciberataque

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A organização europeia ENTSO-E (Rede Europeia de Operadores de Redes de Transporte de Electricidade) revelou que a sua rede de escritórios foi recentemente alvo de um ciberataque. A organização garante que os sistemas de transmissão operacional não foram afectados.

A ENTSO-E (Rede Europeia de Operadores de Sistemas de Transmissão de Electricidade) está sediada em Bruxelas, Bélgica, e seus membros incluem 42 operadores da indústria de transmissão eléctrica em 35 países europeus. A principal responsabilidade da ENTSO-E é garantir a coordenação entre os ORT membros para fornecer electricidade estável em todo o mercado de energia da União Europeia.

Em um comunicado, a ENTSO-E diz que encontrou evidências de uma bem-sucedida invasão cibernética na sua rede de escritórios.

Foi realizada uma avaliação de risco e foram estabelecidos planos de contingência adequados a minimizar o risco de novos ataques.

A rede de escritórios não está conectada com nenhum sistema TSO, sendo que os membros do TSO foram informados e a situação continua a ser monitorizada e avaliada.

pub