SICUR 2020 regista cerca de 43.000 profissionais

Notícias

Decorreu na última semana de Fevereiro, dias antes de o surto do novo coronavirus se alastrar de forma galopante por toda a Europa. A SICUR, salão internacional de segurança de Madrid, contou este ano com a visita de 42.838 profissionais e termina com saldo positivo.

O evento, numa organização da IFEMA e que decorre a cada dois anos, assume-se como um dos principais eventos do sector da segurança a nível ibérico, contou este ano com a participação de 706 expositores e 2.016 empresas.

Durante quatro dias, a SICUR “registou um grande dinamismo comercial e situou-se no epicentro profissional das últimas novidades, equipamentos e soluções para a prevenção de riscos e a protecção de bens e pessoas em todos os âmbitos – security – defesa, cibersegurança, segurança laboral e segurança contra incêndios e emergências”.

A feira chamou a atenção e interesse dos profissionais do sector, tendo registado uma alta afluência de 54,6% de visitantes provenientes de fora de Madrid, sobretudo de Catalunha, Andaluzia e Valência.

A SICUR contou com um grande número de visitantes internacionais de 81 países, o que representou 8,3% da afluência total. Destacam-se sobretudo profissionais da Europa, sobretudo de Portugal, Reino Unido e Alemanha, assim como América Latina e países do Norte de África.

Destaque para a SICUR Resiliência, organizada em colaboração com a PESI, que realizou um evento sobre resiliência de empresas e organizações sobre gestão integral da segurança e os riscos nas suas diferentes perspectivas.

A plataforma SICUR Start Ups foi orientada para apoiar e dar visibilidade a um total de cinco novos projectos e empresas empreendedoras que sejam orientadas para o mercado da segurança.

Em linha com aquilo que são os desafios do sector, a cibersegurança esteve em destaque nesta última edição. O espaço Sicur Cyber analisou e debateu as normas, linhas de acção, gestão de riscos, riscos para a segurança das pessoas e redes anónimas, entre outros temas.

O evento Sicur Mundo Hacker contou com cerca de 1.500 participantes de todas as idades, especialmente mais jovens. O evento permitiu fazer demonstrações no local, mostrando-se essencial para a segurança integral na economia e sociedade actuais.

Na galeria de inovação da SICUR destacaram-se 22 propostas inovadoras que demonstram as últimas novidades e avanços das empresas de segurança, no âmbito da segurança no trabalho, security e segurança contra incêndios e emergências.

Quanto ao Foro SICUR, a edição deste ano contou com 50 sessões de conferências que contaram com 2.700 profissionais, os quais debateram temas como a análise e actualidade sectorial. Nestes painéis, o evento contou com a participação activa de corpos de segurança e emergências, bombeiros de Madrid e SAMUR – Protecção Civil de Madrid.

Este ano decorreu em simultâneo no pavilhão 6 a segunda edição da Smart Doors, salão internacional de portas e automatismos.