Espanha produz ventiladores com impressora 3D

Notícias Saúde

Os profissionais do Consórcio da Zona Franca de Barcelona, Seat, HP, o centro tecnológico Leitat (Tecnio) e o Consórcio Sanitário de Terrasa e o Hospital Parc Taulí de Sabadell (Barcelona) desenvolveram o primeiro ventilador industrializável e fabricado em impressoras 3D. Estes equipamento está preparado para apoiar os hospitais e as unidades de cuidados intensivos na luta contra ao coronavirus.

O dispositivo, apelidado de Leitat 1, tem a capacidade de ser industrialmente escalável, pelo que pode chegar-se a uma capacidade de produção de entre 50 e 100 unidades diárias na próxima semana.

O Leitat 1 foi desenhado pelo engenheiro Leitat Galindo e validado medicamento pelo médico Lluís Blanch, director de inovação do Hospital Parc Taulí de Sabadell e especialista em ventilação mecânica.

Trata-se de um ventilador de campanha que foi simplificado ao máximo no seu desenho e componentes, tendo em vista o desenvolvimento de um dispositivo médico robusto, útil e de menor complexidade, facilitando a sua produção.

A produção pode já arrancar, podendo ser o equipamento ajustado às necessidades da Agência Estatal do Medicamento para um modelo melhorado (Leitat 2), no qual já se está a trabalhar.

A produção conta ainda com as empresas Airbus e Navantia, que se juntaram à aliança e que apoiarão na capacidade de produção de utilizadores e comunidades de makers, com o objectivo de aumentar a capacidade de produção em poucos dias.

pub