Coronavirus: Fibrenamics auxilia empresas a redireccionar linhas de fabrico

Equipamento de protecção individual Notícias

A Fibrenamics, plataforma internacional da Universidade do Minho desenvolveu um White Paper para ajudar as empresas nesta altura de pandemia. O documento foi elaborado por equipa de investigadores da Fibrenamics tem como objectivo auxiliar as empresas que estão a redireccionar as suas linhas de fabrico para ajudar o Serviço Nacional de Saúde com a produção das máscaras de protecção.

O White Paper ‘Máscaras de Protecção’ surge da actual necessidade de produção em grande escala destes equipamentos de protecção ao contágio da Covid-19, com várias empresas a se disponibilizarem para o fazer, mas identificando a falta de um documento informativo e de orientação para auxiliar no desenvolvimento desta solução.

Este White Paper pretende ser um contributo para a harmonização da informação disponível relativamente aos meios de protecção respiratória (máscaras), abordando aspectos como os tipos de protecção requeridos em função dos agentes de risco, os materiais e os processos envolvidos na sua confecção e a normalização aplicada à validação/certificação do seu desempenho.

“Devido ao trabalho de investigação e desenvolvimento que a Fibrenamics realiza há várias anos no mundo das fibras, ao longo dos últimos dias temos recebido diversas solicitações de empresas que pretendem fabricar máscaras de protecção para os profissionais de saúde. Não tendo experiência neste domínio, colocam diversas dúvidas sobre certificações, materiais e produção. Por outro lado, temos sido também contactados por profissionais de saúde que, face à escassez de EPI, tentam, eles próprios, os encontrar no mercado ou contribuir para a fabricação dos mesmos. Desta forma, existindo um documento de referência sobre este produto, torna-se mais simples responder a todos estes apelos, de uma forma integrada, e com o rigor técnico-científico que esta situação exige”, explica Raul Fangueiro, Professor da Universidade do Minho e Coordenador da Fibrenamics.

pub


A produção deste tipo de equipamentos de protecção individual deverá considerar a necessidade de se responder a requisitos muito específicos, que na sua grande maioria se encontram devidamente definidos através de normalização europeia disponível.

As soluções que se apresentam neste documento resultam da análise crítica da pesquisa efectuada, não se pretendendo que constituam, per si, formas únicas e redutoras de se obterem os desempenhos necessários.

Considerando a necessidade de produção destes equipamentos a grande escala, outras soluções poderão ser exploradas recorrendo às tecnologias e aos materiais disponíveis sem descuramento dos requisitos de protecção dos utilizadores identificados, nem do cumprimento dos níveis de desempenho exigidos.

Embora sendo um documento de acesso livre com informação relevante para todos de forma indiscriminada, é direccionado preferencialmente para profissionais de saúde e outros que, no desenvolvimento das suas actividades, necessitam deste tipo de protecção.

Por outro lado, destina-se, de igual forma, às empresas que pretendam contribuir para fazer face à escassez previsível deste tipo de produtos de protecção pessoal no mercado.

“Este White Paper pode ser actualizado a qualquer momento, é um documento aberto à contribuição de todos aqueles que possuam informação relevante que possa ser disponibilizada de forma indiscriminada neste momento de necessidade de articulação de todos”, esclarece Raul Fangueiro.

O documento está disponível para download gratuito em: https://www.web.fibrenamics.com/pt/documentacao/vigilancia_tecnologica/intelligence-white-paper-mascaras-de-protecao/