Manvia e Prio são parceiras

Notícias

A Manvia conta com um contrato de prestação de serviços com a Prio, no âmbito da manutenção de equipamentos de frio e AVAC, eléctrica, espaços verdes, sistemas de detecção e extinção de incêndio, separadores de hidrocarbonetos e equipamentos mecânicos nos 133 postos de abastecimento em todo o país.

Segundo a informação divulgada pela Manvia, “a saúde e segurança de todos os intervenientes, constituem um vector estratégico da organização e os diversos ambientes de trabalho onde opera configuram diferentes perigos e níveis de risco da actividade”.

Com vista à definição de prioridades e estratégias de prevenção e controlo da segurança e do ambiente, “é necessária a utilização de metodologias apropriadas para efectuar o levantamento de perigos e aspectos ambientais e a avaliação de riscos e impactos ambientais em cada contrato”, aponta a empresa.

Para a empresa, “a presença e o acompanhamento regular, pelos técnicos de Qualidade, Ambiente e Segurança (TQAS), junto das equipas e do cliente nos locais de prestação de serviços, é fundamental para o desenvolvimento das condições adequadas à prevenção e minimização dos riscos”.

Os riscos ocupacionais mais significativos na prestação de serviços da Manvia na PRIO passam por:

Queda em altura (uso de plataforma elevatória, locais/ equipamentos sem proteção coletiva, trabalhos em altura);

Incêndio/ Explosão (trabalhos em zonas ATEX)

Atropelamento (circulação de pessoas e veículos no mesmo espaço)

Como forma de prevenir o risco, no decorrer dos trabalhos de intervenção “é necessário assegurar a comunicação eficaz entre os técnicos da Manvia e o cliente local, em cada posto de abastecimento e ainda garantir a análise de riscos pré tarefa, reportando sempre ao Director de Contrato e à TQAS as dificuldades encontradas no dia a dia de trabalho”.

A Manvia salienta a importância da comunicação. “Uma boa comunicação entre os diferentes intervenientes do cliente e a Manvia é, sem dúvida, uma mais valia nesta prestação de serviços”.

O acompanhamento do contrato pela TQAS passa pelas visitas programadas no início de cada ano, onde “é contemplado o acompanhamento no terreno das equipas, ministrada formação local e verificação da implementação local do SGI da Manvia no contrato”.

A par destas actividades programadas são também realizadas visitas de acompanhamento de actividades de risco especial, onde são elaboradas as Fichas de Procedimento Especial (por exemplo para trabalhos em altura ou trabalhos ATEX), a formação inicial aos trabalhadores, bem como a verificação das condições de segurança para trabalhos de risco especial com o preenchimento e validação de autorizações de trabalho.