Konica Minolta tem câmaras que medem temperatura

Notícias Produtos

A Konica Minolta comercializa câmaras com sensores térmicos que detectam diferenças de temperatura, sob a marca Mobotix. A tecnologia de imagem térmica é cada vez mais utilizada como uma medida de prevenção proactiva, sendo uma prática emergente e transversal a vários sectores de actividade.

As câmaras térmicas Mobotix consistem em equipamentos inteligentes de vídeovigilância que permitem medir oscilações de temperatura, possibilitando tomar acções de forma mais ágil e evitar danos.

 A visualização da radiação térmica de um determinado local ou de um corpo em movimento, algo que é invisível ao olho humano, é cada vez mais utilizada como sistema de prevenção, já que retirar dados de imagens que são transmitidos em tempo real, possibilita uma actuação mais célere na protecção de pessoas e dos activos das empresas e instituições.

 Na prática, a Mobotix permite configurar alarmística de anomalias térmicas, mas também assegurar vigilância na ausência de luz, de forma a atender às necessidades em localizações específicas e em diferentes sectores de actividade.

A detecção de alterações na radiação térmica de pacientes em unidades hospitalares ou em pessoas que se movimentam em espaços públicos, como aeroportos, ou em estabelecimentos comerciais, quer sejam lojas ou supermercados, permitem recorrer de forma imediata a instrumentos de medição adequados (termómetros) ou à adopção de outras medidas preventivas.

Já na área da logística e distribuição, é possível monitorizar perímetros e equipamentos fabris e stocks alimentares, por exemplo, de forma a detectar movimentos anómalos e a prevenir invasões e roubos.

O director-geral da Konica Minolta de Portugal e Espanha, Vasco Falcão, revela que “sistemas inteligentes de video-vigilância e segurança como a Mobotix vão ser uma realidade nos próximos tempos. Hoje já há procura por este tipo de equipamento, mas o contexto actual vai obrigar os Governos e as empresas a implementarem medidas adicionais, que podem passar pela instalação de mais câmaras inteligentes com sensores térmicos, em diferentes localizações, seja em espaços públicos e privados”.