4SECURail quer proteger ferrovia de ciberataques

Cibersegurança e InfoSec Notícias Transportes

O consórcio de sete parceiros, especialistas europeus de Espanha, Itália, Países Baixos e França, foi seleccionado para desenvolver um novo programa Shift2Rail da UE, financiado pelo programa Horizon 2020.

O projecto 4SECURail teve início em Dezembro de 2019 e foi oficialmente lançado em Barcelona em Janeiro de 2020. A empresa Ardanuy Ingeniería, S.A., é responsável pela coordenação desta iniciativa em colaboração com a CNR, FIT, Hit Rail, Sirti, Tree Technology e UIC.

O consórcio 4SECURail fornecerá processos e ferramentas de colaboração concebidos para coordenar uma resposta conjunta de todos os caminhos-de-ferro europeus a um ataque de cibersegurança, bem como um demonstrador de métodos formais para melhorar a interoperabilidade dos sistemas de sinalização, a fim de garantir a segurança e eficiência ferroviárias.

A empresa europeia Hit Rail B.V., especializada em tecnologia aplicada aos caminhos-de-ferro, juntamente com os seus parceiros UIC (União Internacional dos Caminhos-de-Ferro) e a empresa de I&D, Tree Technology, irá conceber e testar uma plataforma de colaboração para a Equipa de Resposta a Incidentes de Segurança Informática (CSIRT).

Esta equipa será criada para coordenar as acções de resposta à cibersegurança para as diferentes equipas de segurança ferroviária.

O CSIRT alargará esta colaboração, que será demonstrada e testada durante 2020/2021 para assegurar a viabilidade futura da implementação pelo Shift2Rail e do seu trabalho no X2RAIL3 de apoio ao Centro de Partilha e Análise da Informação (ISAC) e ao sector ferroviário da UE.

O Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR) trabalhará com Ardanuy, FIT Consulting e Sirti, para fornecer um demonstrador para a avaliação, em termos de custos, benefícios e curva de aprendizagem necessária, do impacto na utilização de métodos formais para a especificação da infra-estrutura de sinalização ferroviária e dos seus componentes.

Isto é de particular interesse para os gestores de infra-estruturas ferroviárias, uma vez que só metodologias de especificação rentáveis e precisas podem melhorar a fiabilidade dos subsistemas desenvolvidos por diferentes fornecedores.

Shift2Rail é uma iniciativa europeia cujo objectivo é promover a Investigação e Desenvolvimento (I&D), destinada a integrar novas tecnologias através do financiamento do Horizonte 2020 e centrada na realização do Espaço Ferroviário Único Europeu (SERA). O projecto 4SECURail, lançado em Dezembro de 2019 e oficialmente lançado em Janeiro de 2020, contribuirá para garantir o bom desempenho, a interoperabilidade e a segurança dos sistemas de sinalização, juntamente com medidas para implementar a colaboração em matéria de cibersegurança na Europa.

O projecto recebeu financiamento da empresa comum Shift2Rail no âmbito do programa de investigação e inovação da União Europeia, Horizon 2020, ao abrigo do acordo de subvenção 881775.