Prosegur escolhe startup americana

Notícias

 A Prosegur seleccionou a empresa americana Xandar Kardian como a vencedora do COVIDFREE Challenge, um desafio lançado no âmbito do seu programa de inovação aberta, COME IN, com a finalidade de encontrar soluções para criar espaços livres de COVID-19.

A empresa de segurança privada multinacional recebeu candidaturas de mais de 80 startups de 22 nacionalidades. Após seleccionar os seis projectos finalistas, a empresa realizou um “Selection Day”, no qual o júri escolheu uma única proposta capaz de controlar a ocupação de espaços interiores através da detecção de microvibrações, como as que produzem a respiração ou os batimentos cardíacos.

A Xandar Kardian é uma startup com uma equipa global que opera nos Estados Unidos, no Canadá e na Coreia do Sul. Foi fundada em 2017 e é pioneira no reconhecimento de padrões de microvibração através do processamento de sinais de radar, o que lhe permitiu a especialização na detecção de presença e optimização dos níveis de ocupação de edifícios. A sua aplicação, no contexto actual, permite, entre outras coisas, conhecer em tempo real o uso dos espaços de trabalho e organizar os planos de limpeza e desinfecção.

Para o director de Inovação da Prosegur, Daniel García, “as startups reagiram com grande agilidade e entusiasmo a este desafio pioneiro de projectar espaços livres de COVID-19. O sucesso da iniciativa realçou a importância de modelos colaborativos que combinam o potencial de soluções tecnológicas do ecossistema empreendedor, juntamente com a experiência de uma empresa líder no campo da segurança. Sem dúvida, será uma maneira prioritária de encarar os principais desafios de segurança que enfrentaremos no futuro próximo”.

Entre as startups finalistas estão a empresa indiana Fluid AI, com uma proposta de recepcionista virtual baseada em inteligência artificial; a francesa Copsonic que, através de um sistema inteligente de ultrassom, facilita a detecção de pessoas, o controlo da capacidade e a autenticação sem contacto; a espanhola Docline, com um serviço de e-saúde e plataforma digital de consultas médicas; a solução de gestão para a circulação de pessoas e ocupação em lojas da mexicana Getin e o sistema de análise de vídeo para a detecção precisa de pessoas em espaços fechados da espanhola Quodos.