AMA escolhe Beyond Emotions para reconhecimento facial

Estado

A Beyond Emotions, empresa do Porto, venceu o concurso público para fornecimento do software de reconhecimento facial e detecção de vida lançado pela Agência para a Modernização Administrativa, em Dezembro.

O contrato, no valor de 110.000 euros, prevê o fornecimento de software de reconhecimento facial e detecção de vida – liveness.

Com esta aposta, a AMA vai testar o reconhecimento facial na activação da chave móvel digital. No fundo, funciona como um mecanismo de autenticação remota a partir de imagens e dados biométricos captados no momento através do smartphone.

A Chave Móvel Digital é usada por mais de 800.000 cidadãos e serve para autenticação nos diferentes serviços do estado na internet. Além disso, pode ser usada em algumas empresas nacionais para autenticação de serviços comerciais.

A tecnologia liveness permite verificar se há vida e se uma imagem é válida e corresponde a uma pessoa real e não a uma fotografia, algo essencial a nível de segurança. 

A Beyond Emotions, que tem como sócio o empresário João Koehler, é detentora da Biometrid que permite a identificação e autenticação através da combinação numa única plataforma de uma infinidade de tecnologias certificadas. O Biometrid tem uma certificação única anti-spoofing nível 2 ISO 20107-3 iBeta e conta com características como onboarding com identificação e autenticação 1:1 ou 1:N, ligação dinâmica para transacções; dispositivo cruzado (smartphone, tablet, PC, Câmaras); omnicanalidade (app, web, call center, espaços físicos); e é multimodal (rosco, voz e impressão digital, liveness detection; validação de documentos e OCR, análise contextual – sexo, idade, sete emoções, olhar fixo, ritmo cardíaco, piscar de olhos, tamanho das pupulas), vídeo integrado IP, token de segurança para IoT (NFC + Bluetooth 5.0 + bateria).

pub