Vendas da Prosegur atingem 994 milhões de euros no primeiro trimestre

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As vendas da Prosegur atingiram os 994 milhões de euros no primeiro trimestre de 2020, o que representa um aumento de 0,1%. A empresa tem mantido a tendência positiva no crescimento das operações , que aumentaram 9,4%. No entanto, a rentabilidade é influenciada pela incidência do coronavírus COVID-19 e pela taxa de câmbio das moedas latino-americanas, aponta a empresa.

O EBITA reportado alcança os 53 milhões de euros nos três primeiros meses do ano, menos 27%. Assim, a empresa alcançou um lucro líquido de 19 milhões de euros no primeiro trimestre, menos 37,7%. O resultado líquido consolidado, descontando interesses minoritários, foi de 11 milhºoes de euros, menos 47,8%.

De salientar que, de acordo com as normas contabilísticas (IFRS10.25), a Prosegur deve registar o impacto não recorrente e extraordinário da venda de 50% do seu negócio de Alarmes em Espanha à Telefónica no passado mês de Fevereiro. Assim, e principalmente devido a esta operação, a Prosegur deve reflectir um resultado líquido consolidado no período de 309,3 milhões de euros. A transacção com a empresa de telecomunicações não teve qualquer efeito no fluxo de tesouraria, uma vez que o pagamento foi efectuado na totalidade em acções do comprador.

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Quanto ao desempenho da actividade por linhas de negócio:

A Prosegur Security, a unidade de negócio de vigilância e tecnologia, registou vendas de 513 milhões de euros, mais 4,6%. No entanto, no contexto actual, a Prosegur Segurity reforçou os seus serviços em áreas como a distribuição e a hotelaria, novos volumes que não absorvem totalmente a queda registada noutros serviços. As vendas de soluções integradas de segurança representam agora 29% da carteira de clientes, com aumentos nos mercados de Espanha, Brasil e Colômbia.

Em relação à rentabilidade das operações, as margens são afectadas pela cessação dos serviços e pela taxa de câmbio.

A Prosegur Alarms, uma unidade de alarmes residenciais e empresariais, registou vendas de 62 milhões de euros no primeiro trimestre de 2020. Este valor é inferior em 9,1% ao do mesmo período do ano anterior, uma vez que, a partir de Março, as vendas do negócio de Alarmes em Espanha passaram a ser registadas na linha de resultados ligados a investimentos em empresas associadas.

A Prosegur Cash atingiu um volume de negócios de 415 milhões de euros nos primeiros três meses de 2020, menos 3,9% do que no primeiro trimestre de 2019. No entanto, a empresa registou um crescimento de 9,0% em todas as suas operações, que também foram afectadas pela forte desvalorização das moedas. As vendas de novos serviços têm mantido a sua taxa de crescimento e representam agora 18,2% do volume de negócios total. Além disso, a Prosegur Cash iniciou operações no Equador e concluiu o desinvestimento da actividade de transporte de numerário no México.

Situação da COVID-19

O primeiro trimestre de 2020 foi marcado pela incidência do coronavírus COVID-19. Neste contexto, os serviços da Prosegur, tanto de segurança como de transporte dinheiro e alarmes, foram declarados essenciais. “A actividade, embora reduzida, não tem parado e por isso a empresa reconhece e aprecia o trabalho extraordinário que está a ser feito por todos os seus profissionais”.

A prioridade da Prosegur neste momento “é a segurança dos seus colaboradores e clientes”. Para o efeito, implementou medidas de prevenção e contenção em conformidade com as recomendações das autoridades sanitárias. Além disso, aumentou os recursos em teletrabalho e, nas posições em que o teletrabalho não é possível, activou planos de contingência para salvaguardar a saúde de todos os seus profissionais. A empresa também lançou planos para assegurar a continuidade do negócio e a prestação dos seus serviços em qualquer cenário. Por último, está a implementar um programa rigoroso de controlo e redução de despesas.