A abertura oficial das praias portuguesas está marcada para 6 de Junho e há uma empresa tecnológica portuguesa que tem uma ferramenta para controlar as filas de espera que se esperam este Verão. A Proside detém a aplicação Proximo, utilizada, por exemplo, em tribunais e serviços de saúde, permitindo o controlo de lotação dos espaços e gerindo o tempo de espera.
Paulo Alves, CEO da Proside, afirma: “podemos fazer um ‘check-in’ na praia, utilizando a ‘app mobile’ Proximo. O cidadão pode seleccionar a praia a que quer ir e marcar o seu lugar. Se um determinado espaço tiver bem definida a sua lotação, podemos atribuir esses lugares às pessoas e determinar quando é que ele está cheio ou disponível”. “Esta seria uma situação semelhante a ir a um espectáculo cultural e apresentar um bilhete, mas, neste caso, seria a aplicação a picar o bilhete”, conclui.
A aplicação tem ainda a possibilidade de ser programada para fazer “reservas” de serviços e espaços associados, nomeadamente estacionamento, lugar na praia e no restaurante, notificando os seus utilizadores da evolução da lotação do espaço ou local em causa.
Este sistema, existente há 16 anos, pode, ainda, fornecer todas as informações recolhidas às autoridades competentes e ir mais longe, ao gerir estacionamentos, toldos, espreguiçadeiras e o acesso aos restaurantes.